Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


“O Poder Local e o Associativismo”

Ao longo da tarde os oradores convidados abordaram o importante papel que o movimento associativo desempenha junto da comunidade, bem como a relação de proximidade com as autarquias locais, sejam Câmara Municipais ou Juntas de Freguesia.  

A abertura do encontro esteve a cargo de Conceição Brazão, presidente do Move Associativismo e Conselheira Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), que destacou a importância destas iniciativas, que permitem a troca de experiencias e de aprendizagens.  

Seguiu-se a intervenção de Clementina Morgado, Conselheira Nacional da CPCCRD, a quem coube fazer o enquadramento do tema abordado neste encontro, sublinhando que é necessário promover “estes fóruns para sabermos para onde vamos, para saber o que é e o que se espera do movimento associativo”.  

O primeiro painel da tarde contou com a participação de quatro dirigentes associativos, tendo a primeira intervenção pertencido a António Rafael, presidente da Associação de Coletividades do Concelho da Figueira da Foz.

Seguiram-se as apresentações de Vitória Barradas, dirigente em três associações do concelho do Cadaval, de Ricardo Rego, presidente das Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, no concelho da Lourinhã, e de Carlos Franco, presidente da Associação Cultural e Recreativa da Comeira, no concelho da Marinha Grande.  

Cada um dos oradores deu a conhecer a realidade das suas associações e da boa relação que mantêm com as respetivas autarquias. Unanimemente destacaram ainda a importância destes encontros pela aprendizagem que proporcionam.

No segundo painel, dedicado ao poder local, participaram Ricardo Santos, presidente da Assembleia de Freguesias de Quiaios, Francisco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Alcoentre, Maria Matos, vogal da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, e Isabel Freitas, presidente da Junta de Freguesias da Marinha Grande.

À semelhança dos dirigentes associativos, também os autarcas, olhando para a sua realidade, destacaram a boa relação com as associações e reconheceram a importância da ação que é desenvolvida pelo movimento associativo.

Presentes no evento, o vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Nuno Vicente, e a vereadora Patrícia Pereira, enalteceram o trabalho desenvolvido pelas associações do concelho e garantiram que a autarquia irá continuar a dar o seu apoio, seja em termos financeiros, logísticos ou noutras áreas. 

Entre o público qe preencheu o Auditório Municipal, é de destacar a presença do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo, do presidente da União de Freguesia de Bombarral e Vale Covo, Sérgio Duarte, da presidente da Junta de Freguesia da Roliça, Joana Caetano, entre outros autarcas e representantes de várias associações do concelho.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

47 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Bombarral - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Bombarral

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.