Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove simulação em grande escala

Realiza-se, entre os dias 28 de maio e 01 de junho, o exercício europeu de Proteção Civil CASCADE’19, o maior de sempre em território nacional, que conta com a presença de mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de cinco países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

Este exercício realiza-se no distrito de Setúbal e decorre também noutras localidades do país abrangendo mais de 60 cenários distintos. Simulando condições meteorológicas adversas, o exercício prevê precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e a eventualidade de um sismo que afeta os distritos de Setúbal, Évora e Lisboa, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências são danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

A iniciativa tem como objetivo treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, ao mesmo tempo, a resposta interna a emergências de elevada complexidade. Será objeto de avaliação por parte de um conjunto de Observadores e Avaliadores, nacionais e estrangeiros.

Para mais informações pode consultar o website do CASCADE’19 (www.cascade2019.pt), que disponibiliza informação sobre o planeamento de uma operação com estas dimensões.

CASCADE’19 é organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e é cofinanciado pela União Europeia. jQuery(document).ready(function($) { $(#facebook-after-26410).sharrre({ share: { facebook: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/lib/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(facebook); } }); $(#twitter-after-26410).sharrre({ share: { twitter: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/lib/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(twitter); } }); $(#pinterest-after-26410).sharrre({ share: { pinterest: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/lib/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { pinterest: { media: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/CASCADE19.jpg, description: } }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(pinterest)




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

17 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.