Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


3ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico foi um sucesso

O Boticas Parque Natureza e Biodiversidade recebeu este domingo, dia 12 de maio, a 3ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico, um evento desportivo organizado pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) e Projeto Raízes, com o apoio da Câmara Municipal de Boticas, Iberdrola e Ecomuseu de Barroso.

Este ano o Boticas Trail contou com a presença de mais de oito centenas de atletas e caminheiros, que participaram em três provas de caráter competitivo - trail longo, trail curto e mini trail -  e ainda na caminhada.

Foi com o sol a brilhar que os participantes disfrutaram das belas paisagens e trilhos existentes no Concelho de Boticas, classificado como Património Agrícola Mundial, e também da excelente gastronomia local.

No trail longo, um percurso com 29 kms e um desnível de 1100 metros, o grande vencedor foi Fernando Carvalho, que concluiu a prova em pouco mais de 2 horas e 38 minutos, seguido de Ilídio Moreira (2h39m15s), sendo que o terceiro lugar foi conquistado por Filipe Braz (2h41m18s).

No feminino, a primeira atleta a cortar a minha da meta foi Fátima Amoinha, (3h20m5s), o 2º lugar foi conquistado por Vera Fernandes (3h35m12s) e o 3º e último lugar do pódio foi para Belmira da Silva Reis (3h53m27s).

Por sua vez, o primeiro atleta a completar os 19 kms do trail curto foi Filipe Rocha, com um tempo de 1 hora e 37 minutos. O 2º classificado foi Sandro Silva (1h37m21s) e o 3º foi Pedro Vieira (1h37m27s).

Entre as atletas femininas, os três primeiros lugares foram para Sandra Pereira (2h11m13s), seguida de Andreia Teixeira (2h13m17s) e de Céu Costa (2h13m55s).

Quanto ao mini trail, o vencedor foi José António Miranda, que percorreu os 13 kms precisamente em 1 hora. O 2º lugar foi atribuído a Jaime Ribeiro (1h3m8s) e o 3º lugar foi conquistado por Carlos Morais (1h6m32s).

No feminino, apenas um segundo separou a vencedora Helena Teixeira (1h19m36s) da segunda classificada Ana Teixeira (1h19m37s), sendo que em 3º lugar terminou Ana Freitas (1h20m36s).

Além das provas competitivas realizou-se uma caminhada com cerca de 13 kms e houve ainda um espaço dedicado inteiramente aos mais pequenos, onde não faltou muita animação e diversão.

No final realizou-se a habitual cerimónia de atribuição dos troféus aos três primeiros classificados à geral, em cada categoria e às equipas mais representativas. Os prémios foram entregues pelos vereadores da Câmara Municipal, Guilherme Pires e Célia Carneiro, e pela representante ambiental do Projeto do Tâmega da Iberdrola, Sara Hoya.

A 3º edição do Boticas Trail - Caminhos do Galaico demonstrou ser, mais uma vez, um sucesso, não só pelo número de participantes, mas sobretudo pela forma como o Concelho de Boticas e as suas potencialidades, nomeadamente no que concerne aos desportos de natureza, foram promovidos junto de todos aqueles que visitaram o Município Barrosão.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

38 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Boticas - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Boticas

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.