Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


MESA DE ALBUFEIRA E OLHOS DE ÁGUA É UMA DAS “7 MARAVILHAS À MESA

MESA DE ALBUFEIRA E OLHOS DE ÁGUA É UMA DAS “7 MARAVILHAS À MESA

A Mesa de Albufeira e Olhos de Água é uma das “7 Maravilhas à Mesa”. A gala final teve lugar no passado domingo, na Praça dos Pescadores, em Albufeira, que se transformou numa grande festa animada pelos representantes das 14 mesas a concurso. “Esta é a prova que Albufeira, e o Algarve, são mais do que sol e praia. Temos uma gastronomia única que nos diferencia e nos orgulha”, referiu José Carlos Rolo acompanhado pelo padrinho da mesa, Manuel Marques, após receberem o troféu das 7 Maravilhas pela mão do jornalista Fernando Correia, padrinho da candidatura de Paderne no concurso “ 7 Maravilhas Aldeias de Portugal”.

A Mesa de Albufeira e Olhos de Água foi eleita este domingo uma das “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”. O anúncio foi feito durante a última gala, que juntou em Albufeira as 14 mesas finalistas. A Praça dos Pescadores foi o cenário escolhido para acolher o evento decisivo, transmitido em direto pela RTP e apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

A candidatura Albufeira e Olhos de Água passa assim a integrar a lista das “7 Maravilhas à Mesa” do país, juntamente com Monção, Lages do Pico, Vila Real, Terras de Chanfana, Bairrada ao Mondego e Mirandela. “Esta longa jornada culmina em vitória, o que nos deixa imensamente orgulhosos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo agradeceu a todos os envolvidos e que apoiaram a candidatura de Albufeira, especialmente à claque, “que foi incansável desde o primeiro momento, e ao padrinho, o Manuel Marques, que esteve sempre presente”.

Recorde-se que durante o fim de semana, a Autarquia realizou diversas ações promocionais, além de um programa de acolhimento às comitivas das “7 Maravilhas”. De destacar um passeio de barco pela costa, onde

participaram as entidades organizadoras do evento, bem como representantes das mesas a concurso. O passeio culminou com a degustação, na Quinta do Mel, de alguns elementos da Mesa de Albufeira e Olhos de Água, como a cataplana, os vinhos da Adega do Cantor e a laranja algarvia. No final do dia de sábado, a Marina de Albufeira encheu-se de curiosos para degustarem a maior cataplana do mundo, no âmbito do “Marina Classic Weekend”. Foi mais de uma tonelada de comida confecionada em 500 kg de cobre. “Esta foi também uma forma de promovermos a nossa mesa que sugere a cataplana, um dos pratos mais típicos, que evidencia a frescura do nosso peixe e marisco”, atestou José Carlos Rolo. A peça fabricada em exclusivo para o evento irá ser colocada em exposição num dos espaços públicos do concelho. Durante o domingo, a RTP esteve a transmitir em direto desde os Olhos de Água, com Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira a entrevistarem todos os envolvidos no concurso das “7 Maravilhas à Mesa”.

A mesa que valeu a Albufeira um lugar entre as “7 Maravilhas de Portugal” é composta por dois pratos oriundos do mar: os Ouriços e a Cataplana de Peixe; pela laranja, enquanto produto endógeno; pelos vinhos da Adega do Cantor, Rosé Vida Nova 2017 e Onda Nova Branco 2014. Como roteiros sugere uma visita aos olheiros de água doce na praia de Olhos de Água e à unidade de agroturismo “Quinta do Mel”. Convidamo-lo a conhecer as nossas propostas vencedoras!

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albufeira

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albufeira - VER TODAS