Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


No âmbito das comemorações do 28.º aniversário da Elevação de

No âmbito das comemorações do 28.º aniversário da Elevação de

Felgueiras a Cidade: Felgueiras apresenta projetos de reabilitação urbana e de mobilidade sustentávelInvestimento global de cerca de 8 milhões de euros

Assinala-se, hoje, o 28.º aniversário da Elevação de Felgueiras a Cidade. As comemorações, que começaram pela manhã, contemplaram a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Felgueiras e a Ader-Sousa para a certificação do “Bordado da Terra de Sousa” e a apresentação de alguns Projetos de Reabilitação Urbana e de Mobilidade Sustentável, num investimento global de 8 milhões de euros. As celebrações terminam com o concerto de Fernando Daniel, às 21h, na Praça Dr. Machado de Matos.

Quanto aos projetos apresentados, Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, sublinha que “em suma, é a melhoria da qualidade de vida dos felgueirenses que se pretende, nos principais aglomerados populacionais (para além de Felgueiras, estão previstas intervenções na Lixa, em Barrosas e na Longra) e, consequentemente, em todo o território, atraindo novos moradores e investidores, permitindo uma maior e melhor mobilidade, maior segurança para peões e ciclistas e menor poluição atmosférica e sonora”. Nuno Fonseca refere ainda que “dar-se-á, portanto, uma união de esforços no sentido de promover uma política de reabilitação do núcleo histórico, requalificando e organizando a malha urbana da área central, dotando-a de uma maior centralidade e oferta de serviços culturais, sociais, educativos e recreativos, potenciando o seu edificado como um recurso decisivo para a mudança”.

CERTIFICAÇÃO DO “BORDADO DA TERRA DE SOUSA”O Protocolo de Colaboração hoje assinado entre o Município de Felgueiras e a Ader-Sousa (Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa) visa a certificação do “Bordado da Terra de Sousa”. Os bordados são, de facto, uma tradição cultural de grande relevo e interesse patrimonial, levada a cabo por um grande número de bordadeiras existentes nas Terras do Sousa. A sua certificação garante a qualidade e a autenticidade da produção, mas também permite diferenciar e singularizar um produto com caraterísticas próprias no âmbito da cultura em que se insere, informando e promovendo confiança no consumidor. Com esta certificação, pretende-se o desenvolvimento social e económico locais, mas também das bordadeiras e respetivas famílias.

PROJETOS DE REABILITAÇÃO URBANA E DE MOBILIDADE SUSTENTÁVELÉ a partir dos centros urbanos que o restante território se deve preservar, se desenvolve e fortalece, razão pela qual a efeméride felgueirense deu o mote para apresentação de um estudo e três projetos, enquadrados em dois planos de ação que pretendem fomentar a coesão e o desenvolvimento territorial: o PARU (Plano de Ação de Reabilitação Urbana), com um investimento global de cerca de 6 milhões de euros, com uma comparticipação de 4,8 milhões de euros; e o PAMUS (Plano de Ação Mobilidade Urbana Sustentável), com um investimento global de cerca de 2 milhões de euros, com uma comparticipação de 1,2 milhões de euros.

Trata-se de dois planos que se complementam e que preveem, por um lado, a recuperação dos espaços públicos e de edifícios degradados, promovendo a atratividade dos aglomerados urbanos, permitindo fixar pessoas e empresas, promovendo o turismo e o comércio local; e, poroutro, prosseguem a promoção de uma mobilidade sustentável a partir, por exemplo, do incentivo ao uso da bicicleta, da adequabilidade dos centros urbanos à circulação pedonal, da redução da emissão de CO2 e da circulação de automóveis nos referidos centros urbanos.

Os projetos apresentados, enquadrados nos dois Planos de Ação acima mencionados, constam da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Felgueiras a qual contempla um conjunto de intervenções, com ação direta na qualificação dos espaços públicos e na edificação, das quais se destacam as seguintes intervenções:• Requalificação da envolvente à Igreja Margaride e quarteirão Norte à Praça da República• Requalificação da Avenida Dr. Leonardo Coimbra e reforço dos modos suaves• Requalificação do entroncamento viário junto à Praça da República• Requalificação da Avenida Dr. Ribeiro de Magalhães• Requalificação dos espaços exteriores públicos do Bairro João Paulo II• Reabilitação do edifício da Fábrica Belcor

REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA ENVOLVENTE À IGREJA MATRIZ DE MARGARIDE(PARU) Investimento de cerca de 2,1 milhões de eurosEste Projeto tem como objetivo a requalificação integrada de vários espaços públicos que compõem o núcleo central da cidade de Felgueiras, delimitado: a Nordeste pela Avenida Dr. Magalhães Lemos; a Sudeste pela Rua Costa Guimarães, Largo Manuel Baltazar e Praça da República; a Sudoeste pela Rua Joaquim Luís, Largo Cândido dos Reis e vias envolventes; a Noroeste pela Rua Dr. José de Castro Leal Faria; e a Oeste pela Rua Padre Urbano de Castro.Com criação de espaços públicos contínuos, caraterizados pela unidade de tratamento arquitetónico e construtivo do seu desenho urbano. Um primeiro objetivo deste estudo consistiu na ordenação do trânsito e parqueamento automóvel, restringindo a circulação nas zonas centrais e criando parques e baías de estacionamento ao ar livre. Um segundo objetivo consistiu em dar primazia à circulação pedonal e, em simultâneo, à criação de espaços estáveis e polivalentes para diversas atividades (lúdicas, culturais, socioeconómicas, religiosas, etc.), que possibilitem a sua devolução à população para congregação, estadia e convívio.

As opções técnicas constantes deste Projeto, levaram em consideração a acidentada topografia da área e as matrizes espaciais do tecido urbano preexistente. Propõe-se, assim, a regularização e nivelamento de grandes espaços de estar e a sua articulação com a envolvente através de escadas, rampas e planos inclinados de suave pendente.

QUARTEIRÃO CULTURAL(PARU) Investimento de cerca de 1,650 milhões de eurosA antiga Escola Primária Adães-Bermudes, que pela candidatura ficou designada SENTIUM AULA, será agora alvo de uma intervenção que lhe dará uma nova vida, utilizando a sua espacialidade para funções de simpósio ou exibição.Para além da requalificação, que passa pela reconversão do essencial do edificado e a integração, por ampliação, dos espaços que servem as novas funcionalidades, constituirá uma trilogia de equipamentos – juntamente com o Teatro Fonseca Moreira/Casa das Artes de Felgueiras e a Casa das Torres – que reabilitam o vértice norte do quarteirão constituído pelas ruas de Belém, Costa Guimarães e Dr. João Brandão, qualificando este lugar da cidade para acontecimentos de natureza cultural.

REFORÇO DE MODOS SUAVES NA AV. DR. LEONARDO COIMBA(PAMUS) Investimento de cerca de 1,650 milhões de eurosO desenho urbano de muitas cidades portuguesas, e Felgueiras não é exceção, surge na maior parte das vezes em resposta ao transporte individual. Apenas uma pequena parte das intervenções que se vão executando estão pensadas para favorecer as deslocações a pé e de bicicleta. A falta de planeamento das vias e uma visão estratégica para a mobilidade urbana sustentável, levam a que os peões circulem a par de importantes fluxos automóveis e a que ciclistas circulem no passeio, aumentando a insegurança e desconforto para quem percorre a cidade.Esta situação pode ser revertida através de um desenho urbano que reconheça o peão e o ciclistacomo protagonistas da mobilidade. Com a presente proposta a equipa técnica da mpt®, em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras, pretende estabelecer uma estratégia para a requalificação dos arruamentos abrangidos neste trabalho no âmbito da implementação de percursos pedonais e cicláveis e consequente regeneração da vivência social local, apresentando-se as principais medidas de intervenção (objetivos específicos):• Criação de percursos pedonais acessíveis em toda a extensão dos arruamentos e requalificaçãoe eliminação de barreiras urbanísticas/ arquitetónicas nos percursos pedonais existentes;• Criação de percursos cicláveis definidos no arruamento, através de pintura, em toda a extensão do arruamento, com resolução dos pontos de conflito como cruzamentos, entroncamentos ou outros;• Resolução dos pontos de conflito ou constrangimentos ao nível do sistema viário e tráfego;• Tratamento paisagístico e qualificação do ambiente urbano, com a adição de elementos arbóreos de ensombramento em troços que careçam de conforto urbano, bem como outros elementos vegetais com caráter ornamental e elementos de mobiliário urbano de apoio à estadia.

O trabalho de requalificação do espaço público urbano, focado nos conceitos de Mobilidade e Acessibilidade para Todos, e incremento dos modos suaves na cidade de Felgueiras pretende, de igual forma, contribuir para o controlo dos limites de velocidade na área de intervenção, através de medidas de acalmia de tráfego e do próprio redesenho do perfil de rua fomentando uma gestão mais ajustada e sustentável das infraestruturas que compõem a rede viária.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Felgueiras

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Felgueiras - VER TODAS