Sessao publica sobre os achados arqueologicos em Bucelas

Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Sessão pública sobre os achados arqueológicos em Bucelas

Sessão pública sobre os achados arqueológicos em Bucelas

 

Nesta sessão foram apresentadas todas as informações sobre os achados arqueológicos encontrados no centro de Bucelas, junto à EN 115, na Rua Marquês de Pombal e Largo Espírito Santo, onde foi encontrada uma necrópole do século XVII ou XVIII.

Até ao momento foram exumados 16 esqueletos, estando já identificados outros oito, todos anónimos, informou a equipa de arqueólogos e antropólogos responsável pelos trabalhos. Foram igualmente descobertos ossários, contendo inúmeros ossos desarticulados. Num deles, contabilizaram-se 30 crânios. Entre o espólio encontrado, contam-se, ainda, diversos objetos, maioritariamente religiosos.

No local de pesquisa estava a ser construído um muro para substituir o que colapsou, a 20 de abril, devido ao mau tempo. Obrigatória por Lei, a Câmara Municipal de Loures deu início a uma escavação arqueológica de emergência, em contexto de obra, numa área de 150 metros, para salvaguardar os achados arqueológicos, que vão permitir ficar a conhecer melhor a história e o património de Bucelas.

Durante a sessão pública, a população referiu a importância dos achados, demonstrando, no entanto, alguma preocupação com os transtornos provocados pela escavação e paragem das obras de construção do muro, ao nível da circulação rodoviária e de peões. A Câmara Municipal assegurou que estão a ser tomadas as devidas medidas de prevenção.

As obras de reconstrução do muro só poderão ser retomadas depois da Direção Geral do Património Cultural analisar e aprovar o relatório final da escavação. Desconhecendo-se o património que pode vir a ser encontrado na área de pesquisa, a Câmara Municipal de Loures informou que não tem possibilidade de apresentar um prazo final para a conclusão dos trabalhos, garantindo contudo que todas as diligências estão a ser tomadas, por via da disponibilização dos meios e contratação de recursos humanos especializados, no sentido de com a maior celeridade ser concluída a intervenção.

Marcaram presença, neste ato público, Ivone Gonçalves e António Marcelino, vereadores da Câmara Municipal de Loures, e Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas.

 

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS