Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Academia de Ginástica de Guimarães nomeada para o “The Plan Award”

Academia de Ginástica de Guimarães nomeada para o “The Plan Award”

O edifício da Academia de Ginástica de Guimarães foi selecionado para a lista final do "The Plan Award 2018", na categoria de “Desporto e Lazer”. O The Plan Award é um prémio criado e promovido pelo The Plan para disseminar o conhecimento e melhorar a qualidade do trabalho feito por arquitetos, designers, críticos e estudantes nas áreas de arquitetura, design e urbanismo, promovendo o debate sobre design e planeamento.

A Academia de Ginástica de Guimarães, inaugurada em junho de 2017 pela Câmara Municipal, tem sido amplamente reconhecida por se tratar de um edifício ambientalmente de referência, construído com materiais inovadores, tecnologia de ponta e um elevado grau de eficiência energética, ao consumir a energia produzida pelo próprio imóvel.

Com uma área coberta de 3100m2, este projeto localiza-se no limite leste do Parque da Cidade e foi concebido para a prática e treino de ginástica. A intenção de aplicar as tecnologias que transformam este tipo de edifício numa estrutura independente de energia com baixa emissão de CO2 foi o grande desafio, mas o objetivo foi superado e o edifício já é um marco em sustentabilidade, eficiência energética e inovação.

Há seis projetos portugueses finalistas ao “The Plan Award 2018”. O Atelier Pitágoras, com a Academia de Ginástica de Guimarães, foi nomeado na categoria de “Sport & leisure”; o Atelier Pinearq, com o projeto de extensão do Hospital Residencial do Mar, na categoria “Health”; o Atelier Summary, com o projecto Vale de Cambra, finalista na categoria “Mixed Use” ; e três habitações da autoria de Raulino Silva: a Casa Touguinha e a Casa Leça do Balio na categoria “Houses with gardens” e a Casa Senhora da Hora, na categoria “House”.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Guimarães

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Guimarães - VER TODAS