Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Descentralização, mobilidade e fundos comunitários são os temas a debater hoje na cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto

Descentralização, mobilidade e fundos comunitários são os temas a debater hoje na cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à abertura da cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que se realiza hoje, no Palácio Nacional de Queluz (Sintra), com a agenda a ser dominada pela questão da descentralização de competências para as autarquias, pela mobilidade e pelos fundos comunitários.

Esta cimeira “histórica” pretende constituir um fórum de discussão e análise das realidades locais metropolitanas, com vista à recolha de propostas e contributos para apresentar ao Governo, com destaque para os transportes e mobilidade, preparação do quadro de financiamento Portugal 2030, descentralização, entre outros assuntos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, presente na cimeira, “a descentralização vai permitir termos mais competências ao nível dos transportes, criando um passe único na Área Metropolitana do Porto e passar a gerir os centros de saúde, as escolas e sobre habitação social. Vai ser muito importante para Paredes. Vamos, por exemplo, ter um custo de transportes menor em Paredes e poder ter os centros de saúde abertos até mais tarde”, refere Alexandre Almeida.

No programa da cimeira, com abertura, durante a manhã, a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa, está prevista ainda a presença, durante a tarde, do primeiro-ministro António Costa.

A Área Metropolitana do Porto(AMP) integra os municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

A Área Metropolitana de Lisboa é integrada pelos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Paredes

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Paredes - VER TODAS