Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Exposição do Mestre António-Lino no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Exposição do Mestre António-Lino no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

As obras do Mestre vimaranense António-Lino estarão em exposição no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta durante oito meses - 23 de março a 23 de novembro de 2018. A inauguração está agendada para a próxima sexta-feira, 23 de março, às 18h00.

A exposição organizada pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta apenas foi possível dado os contributos de José Bandeira, sobrinho de António-Lino, e proprietário da maioria das obras expostas, e com a colaboração dos colecionadores vimaranenses António Pastor, Raimundo Fernandes, António Maria Meireles, António Júlio Castro e Abel Ribeiro de Sousa.

Esta exposição, além de ser um gesto de reconhecimento público da obra de António-Lino, pretende despertar a atenção do público em geral, e dos investigadores em particular, para a necessidade de se redescobrir a vida e a obra deste notável artista vimaranense. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é livre.

António-Lino, filho de Joaquim Ferreira Pedras e de Beatriz Jesus Pires Veiga Pedras, nasceu na freguesia de São Paio, em Guimarães, a 9 de Março de 1914. Depois do curso dos liceus fez o Magistério Primário. Posteriormente, frequentou durante dois anos o curso de desenho da escola de Belas Artes do Porto e, em 1945, terminou o curso de pintura na mesma escola. Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino e Dório Gomes. Em 1949, partiu à descoberta do mundo e colecionou apontamentos de desenho, gravura, aguarela, óleo, das cidades em que viveu, que expôs em Portugal e no estrangeiro.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Guimarães

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Guimarães - VER TODAS