Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


18 Anos de Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre

  		18 Anos de Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre

O Mosteiro de São Bernardo em Portalegre acolhe mais uma edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2018, uma organização da Câmara Municipal de Portalegre em parceria com a Qualifica Origin Portugal, com o apoio institucional da Escola Prática do Agrupamento de Instrução da GNR de Portalegre e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

São 18 anos de existência de um certame já reconhecido a nível nacional e internacional. No ano em que cumpre a sua maioridade, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, continua a aliar a qualidade dos produtos apresentados (certificados com o selo da Qualifica Origin Portugal) à excelência do património da cidade.

S. Bernardo foi mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real.É um dos ex-libris da arquitetura religiosa, barroca, manuelina, renascentista, inclui um dos mais sumptuosos túmulos renascentistas, com uma imagética alusiva à vida amorosa de D. Jorge de Melo, Bispo da Guarda.

Os concursos de doces e licores são um dos pontos altos do fim-de-semana, a par de outras atratividades complementares como momentos de animação pelos grupos culturais de Portalegre, exposições de fotografia, atividades para miúdos e graúdos. Destaca-se o ateliê "Mãos na Massa" onde os mais pequenos exploram o mundo dos sentidos: ouvem sons, mexem na farinha, veem cores e formas, cheiram e provam os doces que elas mesmas fazem, ao mesmo tempo que são sensibilizados para o património cultural e gastronómico local, ficando a conhecer melhor a origem e os espaços onde se confecionavam os doces conventuais.

No último dia, o público pode assistir aos espetáculos proporcionados pelo programa "Somos Portugal", da TVI, transmitido em direto, entre as 14h00 e as 20h00.

Este é um dos eventos mais emblemáticos da programação anual do Concelho, que conta com a participação de doceiros de todo o país e da vizinha Espanha. Para além da Doçaria Conventual, mais sumptuosa e confecionada com grandes quantidades de açúcar e gemas de ovo, haverá também um espaço para a Doçaria Tradicional, também histórica e igualmente deliciosa, mas um pouco mais modesta na apresentação e evidenciando um toque de especiarias, como a canela presente nas Boleimas de Portalegre ou a erva doce dos Bolos Fintos.

Realizada desde 2001, esta Feira tem vindo a consolidar-se, colocando Portalegre numa dimensão internacional como polo de defesa da autenticidade dos Doces Conventuais.

HORÁRIODia 13 abril | Das 18h00 às 23h00Dia 14 abril | Das 11h00 às 23h00Dia 15 abril | Das 11h00 às 21h00

ENTRADA - 1€

ATELIÊ "MÃOS NA MASSA" – 1€ (crianças dos 3 aos 12 anos)

 

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Portalegre

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Portalegre - VER TODAS