Políticas económicas, de participação e energéticas de Braga destacadas em Seul

Políticas económicas, de participação e energéticas de Braga destacadas em Seul

Políticas económicas, de participação e energéticas de Braga destacadas em Seul

Políticas económicas, de participação e energéticas de Braga destacadas em Seul

21/10/2017

Braga foi uma das cidades que esteve representada em duas conferências internacionais que se realizaram em Seul nos dias 19 e 20 de Outubro. Ricardo Rio, que foi nomeado este ano pela OCDE como Champion Mayor para o Crescimento Inclusivo pelas políticas que estão a ser desenvolvidas em Braga, interveio em três painéis distintos nestas iniciativas que se realizaram em dois dias consecutivos, no Encontro de Champion Mayors da OCDE e no Fórum de Alterações Climáticas. Esta participação insere-se na visita que o Presidente da Câmara Municipal de Braga fez à China, onde assinou um acordo de amizade com a cidade de Shenyang, e à Coreia do Sul, onde estabeleceu contactos com Daejeon e instituições da cidade, além da participação nestas duas iniciativas organizadas pela OCDE e pelo Governo Metropolitano de Seul.

No sentido de partilhar as melhores práticas e a discutir políticas de futuro para a gestão das cidades, o Presidente da Câmara Municipal de Braga manifestou a sua satisfação por “ter a oportunidade de estar num evento desta qualidade, com autarcas, investigadores e membros de organizações não-governamentais de todo o mundo e partilhar aquilo que estamos a fazer em Braga. Ao longo destes dois dias, além das diversas conversas informais que mantive com colegas de todo o mundo, o mais importante foi a partilha de projetos em áreas importantes, seja a aposta da dinamização económica ou as políticas de participação dos cidadãos na gestão da cidade”, afirmou. “Esta é a nossa estratégia para o futuro: continuar a desenvolver projetos inovadores em Braga, melhorando a qualidade de vida dos nossos cidadãos, mas também apostar na promoção externa daquilo que Braga pode oferecer. Estamos certos que este tipo de iniciativas são fundamentais para promover a cidade internacionalmente e tornar Braga cada vez mais conhecida”, afirmou Rio.

Durante a primeira iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Braga participou em dois painéis: um dedicado ao papel das cidades na dinamização económica e apoio as pequenas e médias empresas, onde partilhou o palco com os autarcas de Dallas dos Estados Unidos, Otsu do Japão e de Seognam da Coreia do Sul e ainda outro para discutir a participação dos cidadãos na gestão da cidade, com representantes de Estocolmo da Suécia, de Nova Iorque dos Estados Unidos, Quillota do Chile e Namyangju da Coreia do Sul.

Em relação ao apoio das pequenas e médias empresas, Rio explanou a estratégia da InvestBraga no apoio não só às grandes empresas, mas também às pequenas e médias empresas. A Startup Braga foi outro dos projetos apresentado, explicando que é fundamental para apoiar a criação de novas empresas de índole tecnológica mas que a estratégia não se esgota nas políticas municipais e é fundamental que todas as instituições da cidade estão alinhadas na estratégia de apoiar as empresas.

No painel da participação dos cidadãos, Ricardo Rio abordou as políticas de Braga no sentido de abrir a discussão das suas decisões às pessoas, seja através dos diferentes orçamentos participativos, mas também através dos vários concelhos municipais destinados a ouvir as instituições da cidade. Outro dos temas que foi mais abordado neste painel foram os mecanismos das pessoas participarem na gestão das cidades, seja através de aplicações móveis de alerta de problemas, mas também na abertura dos municípios a ouvirem as preocupações das pessoas e envolverem-nas nas decisões.

No Fórum de Alterações Climáticas, Ricardo Rio foi convidado a falar sobre a transição energética através das cidades da Coreia do Sul, onde teve a oportunidade de apresentar a situação portuguesa e o papel que as autarquias estão a ter nesta fase em que as energias renováveis têm vindo a ganhar cada vez maior relevância na gestão pública, bem como os objetivos da descarbonização e da redução do consumo energético. Neste painel intervieram ainda representantes de Tóquio, Dangjin e Gimpo, da Coreia do Sul, bem como representantes instituições como a ICLEI – Local Governments for Sustainability. Rio abordou a experiencia portuguesa da redução da dependência energética do exterior e de como a aposta nas energias renováveis está a transformar Portugal num dos países da União Europeia com maior percentagem de consumo de renováveis. Abordou o programa ClimaAdaPT, onde Braga esta inserido e de que forma a Estratégia Municipal de Alterações Climáticas de Braga está a ser implementada e como a transição energética está a ser uma realidade também no nosso município. O Presidente da Câmara Municipal apresentou ainda o programa “A minha escola é eficiente”, um projeto que suscitou bastante interesse do público presente e dos restantes autarcas pela sua capacidade de revolucionar mentalidades desde o inicio da formação.


 


FB