Na comemoração do 33º aniversário da AHBVPV, Osório Silva enaltece papel desta entidade na promoção da segurança e bem-estar de todos os praienses

Na comemoração do 33º aniversário da AHBVPV, Osório Silva enaltece papel desta entidade na promoção da segurança e bem-estar de todos os praienses

Na comemoração do 33º aniversário da AHBVPV, Osório Silva enaltece papel desta entidade na promoção da segurança e bem-estar de todos os praienses

Na comemoração do 33º aniversário da AHBVPV, Osório Silva enaltece papel desta entidade na promoção da segurança e bem-estar de todos os praienses

O vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade defende que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) desempenha um papel crucial no reforço da segurança e do bem-estar de toda a comunidade, sendo uma instituição de referência no Concelho. Osório Silva intervinha na sessão comemorativa do 33º aniversário da AHBVPV, que decorreu no passado domingo, 15, junto à sede da entidade.

“É com imenso orgulho que me encontro aqui hoje, nesta que é a minha última intervenção pública enquanto vereador da autarquia praiense, para celebrar mais um ano de existência da AHBVPV, uma instituição que merece o nosso reconhecimento, tendo em conta a sua relevância na vida de todos os munícipes”, realçou o edil.

“Nunca é demais homenagear estes homens e mulheres, que se caracterizam pela sua coragem e resiliência, arriscando por vezes a sua vida para salvar outras. É louvável o trabalho desta corporação e deve ser publicamente reconhecido”, enfatizou.

“Gostaria também de deixar uma palavra de apreço às famílias destes heróis, pelo apoio e compreensão que demonstram. Numa profissão de grande responsabilidade como esta, o suporte familiar é extremamente importante”, acrescentou.

Na ocasião, o autarca referiu o trabalho realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), sediado no quartel da AHBVPV, salientando a importância da parceria entre este Serviço e os demais agentes de proteção civil.

“Foi uma grande honra presidir o SMPCPV ao longo destes quatro anos. Creio que efetuámos um bom trabalho, graças à estreita cooperação que mantemos com os diferentes agentes de proteção civil, tanto a nível local, como regional e nacional, dos quais a AHBVPV faz parte”, referenciou.

“Dos vários objetivos alcançados, destaco a aprovação do regulamento do SMPCPV; a criação do Dia Municipal do Bombeiro, celebrado anualmente no terceiro domingo de março; o conjunto de apoios sociais para os bombeiros voluntários do Concelho, como a aplicação mensal da tarifa social da água, a atribuição de bolsas de estudo, a isenção do pagamento de taxa de licenças de construção ou ampliação da habitação, entre outros; a revisão do Plano Municipal de Emergência, em estreita colaboração com as juntas de freguesia e outras associações; o desenvolvimento de uma plataforma web; e a criação do Plano de Emergência Externo do Terminal de Combustíveis”, enumerou.

No âmbito da sensibilização da comunidade praiense para as medidas de autoproteção, o responsável municipal fez referência aos simulacros concretizados nas escolas e infraestruturas municipais, bem como às ações de sensibilização efetuadas junto das crianças e dos idosos.

“Percorremos a rede escolar do primeiro ciclo do Concelho com os projetos Prevenção na Escola e Mobilidade em Segurança, a fim de incutirmos nos mais novos uma cultura de prevenção, e desenvolvemos, junto dos centros de convívio, as iniciativas Idoso em Segurança e Aprender a Socorrer, no sentido de consciencializarmos a população sénior para os riscos associados a acidentes domésticos e catástrofes naturais”, explicou.

“Espero que os nossos sucessores continuem com o excelente trabalho que tem sido concretizado até aqui, desenvolvendo sempre ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, frisou.

Osório Silva concluiu a sua intervenção dirigindo uma palavra de gratidão a toda a corporação.

“Para terminar, gostaria de agradecer a todos os que pertencem a esta grande família que é a AHBVPV, incluindo os que vos antecederam e ajudaram a fazer desta entidade aquilo que é hoje. Endereço um especial agradecimento ao Luís Vasco Cunha, presidente da Direção, pelo modelo de gestão implementado desde cedo, que constitui um exemplo a seguir por outras instituições, e aos restantes dirigentes, pelo empenho e dedicação em prol da comunidade praiense. Muito obrigado a todos vós”, exaltou.

Gabinete de Comunicação.



EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

 


FB