Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso recebe doação da artista plástica Ema Berta

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso recebe doação da artista plástica Ema Berta

Considerando um projeto de reestruturação e requalificação das suas políticas no âmbito da cultura, pretende o Município de Chaves ampliar, diversificar e enriquecer o acervo do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), visando alargar, consolidar e dinamizar a ação e oferta cultural, não só do MACNA e do município mas também do território em que se insere.

Assim, é com a maior satisfação que o Município de Chaves anuncia a celebração de um protocolo para doação de obras da artista plástica Ema Berta ao MACNA, ato que configura o reconhecimento mútuo das qualidades arquitetónicas, institucionais e culturais do MACNA e da relevância da obra de Ema Berta no âmbito da pintura portuguesa do último quartel do século XX e início do século XXI.

Ema Berta, nascida em 1944, tem desenvolvido uma linguagem pictórica baseada em vigorosos e substanciais traços cromáticos, de onde sobressai a sua opção por um inquietante neofigurativismo de influência expressionista, integrando as suas obras diversas coleções institucionais e particulares, em Portugal e no estrangeiro.

A presente doação da pintora compreende mais de 20 óleos sobre tela, de médias e grandes dimensões, e um significativo conjunto de esboços.

Esta doação vem enriquecer o património cultural municipal e reafirmar o potencial papel congregador, e dinamizador, que o MACNA poderá vir a exercer no panorama museológico e artístico, nacional e internacional.

O Município de Chaves congratula-se com esta decisão da pintora, expressando o seu mais profundo reconhecimento e gratidão a Ema Berta.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Chaves

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Chaves - VER TODAS