IV Concurso de Cão de Gado Transmontano

IV Concurso de Cão de Gado Transmontano

IV Concurso de Cão de Gado Transmontano

IV Concurso de Cão de Gado Transmontano

Pelo quarto ano consecutivo, a Praça do Município recebeu na passada segunda-feira, dia 14 de agosto, o Concurso de Cão de Gado Transmontano, iniciativa organizada pela Câmara Municipal e que conta com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT) e do Clube Português de Canicultura (CPC).

A finalidade da realização do concurso prende-se com a preservação e divulgação de alguns dos melhores exemplares de Cão de Gado Transmontano, existentes na região. Esta espécie tem como principal função guardar e proteger os rebanhos de possíveis predadores, como por exemplo, o lobo.

A raça é originária da zona nordeste de Trás-os-Montes e é considerada património genético desta região.

À semelhança da edição anterior, participaram no concurso cerca de meia centena de exemplares, que foram avaliados, nas várias categorias, por dois jurados do Clube Português de Canicultura. No final de cada uma das avaliações foram atribuídos aos canídeos as respetivas classificações.

A entrega dos prémios foi realizada pelo Vice-Presidente da autarquia, Guilherme Pires, e pela Vereadora Maria do Céu Fernandes.



EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Boticas - VER TODAS

 


FB