Bem Vindo a<br>Camara Municipal de Cabeceiras de Basto - contactos, morada, executivo, serviços, fotos - Municipios de Portugal

Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Bem Vindo à
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

SE VAI VIAJAR NESTAS FÉRIAS?
SIGA ESTAS RECOMENDAÇÕES

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Menu do Município

 

Cabeceiras de Basto


Entre as serranias da Cabreira e do Marão, num extenso vale que ocupa mais de 18km no sentido mais longo e 8km de largo, mesmo à margem do Rio Tâmega, encontra-se Cabeceiras de Basto, um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho.

Cabeceiras de Basto é uma terra antiga e, por isso, uma terra sábia, na qual convive o Minho e Trás-os-Montes.

Riquezas de um lado, riquezas do outro, este concelho apresenta um vasto património paisagístico e arquitectónico, cunhado pelas marcas do tempo, pelos saberes e sabores tradicionais, testemunhos de um povo e do seu modus vivendi.

Nesta terra, que ocupa uma área territorial de 241km2, onde se estendem 17 freguesias. Predominantemente verde, os rios são sinuosos e a água cristalina, as tradições são lendárias e fundem-se nos trilhos percorridos e preenchidos pelos cinco sentidos.

Aqui encontra-se a simbiose perfeita entre o homem e a natureza, com a paisagem e as montanhas a mostrarem a sua magnitude e a conviver com a maior riqueza desta terra que é a sua gente, artesãos do linho e da lã, pastores e agricultores.

Aqui funde-se o Tâmega com a paisagem verdejante abrindo caminhos que nos levam ao antigo Mosteiro de S. Miguel de Refojos e à Praça da República onde se encontra a estátua do guerreiro lusitano ‘o Basto’, mas também a casa do Barão. O Pelourinho de Refojos, a Casa da Cadeia agora transformada em Casa da Música, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o Centro Hípico, o Parque do Mosteiro, a Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cavez, são também locais de interesse entre casas senhoriais, belas igrejas, moinhos e espigueiros, que integram um vasto património edificado e paisagístico, num percurso guarnecido pela gastronomia, rica e ancestral, com sabor a campo, a pedra e a água, a frutas, azeite, pão e vinho verde da região.

Cabeceiras de Basto, é por isso uma terra de encanto natural, onde a tradição convive com a modernidade, que assume hoje um lugar estatégico, já que é servida pela Auto-estrada A7 que atravessa o Norte de Portugal.

Em cada viagem descobrirá algo de novo. O (re)encontro com a história, a beleza da natureza, a boa mesa e a hospitalidade de quem aqui vive, estão garantidos.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Abadim União das Freguesias de Alvite e Passos União das Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune Basto Buços Cabeceiras de Basto Cavez Faia União das Freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas Pedraça União das Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela Rio Douro