Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal da Covilhã

Câmara Municipal da Covilhã

Menu do Município

O passado da Covilhã remonta aos tempos da romanização da Península Ibérica, quando foi castro proto-histórico, abrigo de pastores lusitanos e fortaleza romana conhecida por Cava Juliana ou Silia Hermínia. Quem mandou erguer as muralhas do seu primitivo castelo foi D. Sancho I que em 1186 concedeu foral de vila à Covilhã. E, mais tarde, foi D. Dinis que mandou construir as muralhas do admirável bairro medieval das Portas do Sol.


Era já na Idade Média uma das principais "vilas do reino", situação em seguida confirmada pelo facto de grandes figuras naturais da cidade ou dos arredores se terem tornado determinantes em todos os grandes Descobrimentos dos séculos XV e XVI: o avanço no Oceano Atlântico, o caminho marítimo para a Índia, as descobertas da América e do Brasil, a primeira viagem de circum-navegação da Terra. Em plena expansão populacional quando surge o Renascimento, sector económico tinha particular relevo na agricultura, pastorícia, fruticultura e floresta. O comércio e a indústria estavam em franco progresso. Gil Vicente cita "os muitos panos finos". O Infante D. Henrique, conhecendo bem esta realidade, passou a ser "senhor" da Covilhã. A gesta dos Descobrimentos exigia verbas avultadas. As gentes da vila e seu concelho colaboraram não apenas através dos impostos, mas também com o potencial humano.

A expansão para além-mar iniciou-se com a conquista de Ceuta em 1415. Personalidades da Covilhã como Frei Diogo Alves da Cunha, que se encontra sepultado na Igreja da Conceição, participaram no acontecimento. A presença de covilhanenses em todo o processo prolonga-se com Pêro da Covilhã (primeiro português a pisar terras de Moçambique e que enviou notícias a D. João II sobre o modo de atingir os locais onde se produziam as especiarias, preparando o Caminho Marítimo para a Índia) João Ramalho, Fernão Penteado e outros.

Entre os missionários encontramos o Beato Francisco Álvares, morto a caminho do Brasil; frei Pedro da Covilhã, capelão na expedição de Vasco da Gama para a Índia, o primeiro mártir da Índia; o padre Francisco Cabral missi


Entidades Públicas Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Castelo Branco


2024-04-16


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Moderado N
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 14.6º
Temperatura Máxima: 27.5º

2024-04-17


Classificação: Céu Nublado por Nuvens Altas
Vento Previsto: Moderado N
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 14.5º
Temperatura Máxima: 24.6º

2024-04-18


Classificação: Céu Nublado por Nuvens Altas
Vento Previsto: Moderado E
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 12.7º
Temperatura Máxima: 23.5º

2024-04-19


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Moderado E
Probabilidade de Precipitação: 12.0%
Temperatura Mínima: 12.6º
Temperatura Máxima: 22.2º

2024-04-20


Classificação: Céu Limpo
Vento Previsto: Fraco N
Probabilidade de Precipitação: 5.0%
Temperatura Mínima: 13.7º
Temperatura Máxima: 24.7º

Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

O Centro Ciência Viva de Proença-a- Nova situa-se no Pinhal Interior Sul do concelho de Castelo Branco e o tema não podia ser outro: a Floresta. O edifício do arquiteto João Teixeira inspira-se no corte transversal de um tronco de pinheiro, determinando a disposição circular dos espaços. O Centro está rodeado por um ambiente de floresta com um lago, sobre o qual se debruça a esplanada do bar, levando os visitantes a refletir sobre o equilíbrio ecológico do planeta.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Estrada Nacional 241, Moitas
6150 - 345 Proença-a-Nova
GPS: 39.7333641052, -7.8759531975
(+351) 274 670 220

Horários:
Horário regular: 9h30 - 18h30 (terça a domingo incluindo feriados)
Horário de Verão (junho a setembro): 9h30 - 18h30 (terça a sexta) | 10h30 ?19h30 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Publicado em: 2019-07-01

Entidade Recrutadora:
Manpowergroup Portugal SGPS, S.A.
Oferta na região de:
Castelo Branco

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal da Covilhã

Aldeia de São Francisco de Assis União das Freguesias de Barco e Coutada Boidobra União das Freguesias de Casegas e Ourondo Cortes do Meio União das Freguesias de Covilhã e Canhoso Dominguizo Erada Ferro Orjais Paul Peraboa União das Freguesias de Peso e Vales do Rio São Jorge da Beira Sobral de São Miguel União das Freguesias de Teixoso e Sarzedo Tortosendo Unhais da Serra União das Freguesias de Vale Formoso e Aldeia do Souto Verdelhos União das Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho