Bem Vindo à<br>Câmara Municipal de Felgueiras

Bem Vindo à
Câmara Municipal de Felgueiras

Câmara Municipal de Felgueiras

Menu do Município

Felgueiras é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 15.525 habitantes, inserida na freguesia de Margaride.1 É sede de um município com 115,74 km² de área e 58 065 habitantes (2011), subdividido em 32 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Fafe, a nordeste por Celorico de Basto, a sueste por Amarante, a sudoeste por Lousada e a noroeste por Vizela e Guimarães.

A primeira referência histórica a Felgueiras data de 959, no testamento de Mumadona Dias, quando é citada para identificar a vila de Moure: "In Felgaria Rubeans villa de Mauri". Felgueiras deriva do termo felgaria, que significa terreno coberto de fetos que, quando secos, são avermelhados (rubeans). Havendo quem afirme que o determinativo Rubeans se deve a que o local foi calcinado pelo fogo. Este município integra a Rota do Românico do Vale do Sousa.

Existem historiadores que afirmam que Felgueiras recebeu foral do conde D. Henrique. No entanto, apenas se conhece o foral de D. Manuel a 15 de Outubro de 1514. No entanto, já em 1220, a terra de Felgueiras contava com 20 paróquias (conhecidas hoje em dia como freguesias) e vários mosteiros e igrejas, um dos mais conhecidos mosteiros do concelho de Felgueiras é o Mosteiro de Pombeiro ou Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, declarado Monumento Nacional pelo Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 de Junho de 1910. Em 1855, ao ser transformada em comarca, Felgueiras ganhou mais doze freguesias.

Em 13 de Julho de 1990 Felgueiras foi elevada à categoria de cidade.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Neste Municipio

Empresas Neste Municipio