Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Lafoes.Cult.Lab e o novo espaco cultural de Vouzela

Lafões.Cult.Lab – Laboratório de Inovação Cultural é o novo espaço cultural em Vouzela e resulta de uma parceria entre o Município e a associação Binaural/Nodar.

O espaço fica nas antigas instalações da banda de Vouzela e foi inaugurado no passado sábado, dia 24 de setembro, pelas 21h30.

Na sessão, o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, reconheceu a importância do trabalho realizado pela Binaural e a expetativa que tem em relação à parceria firmada com aquela coletividade.

“A Binaural tem um trabalho reconhecido em projetos inovadores de âmbito local e regional. Hoje, firmámos um compromisso de confiança que prevê a realização de projetos de referência para concelho, refiro-me, nomeadamente, ao trabalho de recolha de tradições, costumes e memórias das várias freguesias de Vouzela. É para nós importante que o registo da nossa memória como comunidade não fique esquecido, porque um território que não proteja o seu passado não garante o seu futuro”, afirmou o autarca.

Segundo Luís Costa, presidente da direção da Binaural, a associação conta com 12 anos de atividade, com iniciativas de aproximação às pessoas, às aldeias e ao mundo rural.

“A nossa marca tem sido a ruralidade e a contemporaneidade. Vamos trabalhar de forma igual, mas a partir de um novo centro”, adiantou Luís Costa.

Para além do trabalho de recolha imaterial do concelho de Vouzela, da parceria irão resultar outros trabalhos, dos quais se destacam: a criação de uma biblioteca/mediateca especializada em arte contemporânea e etnografia regional e europeia; o desenvolvimento de ateliês de inovação cultural para a comunidade escolar local; o acolhimento de residências artísticas com artistas consagrados nas áreas multimédia; o desenvolvimento de criações artísticas de raiz em estreita articulação com o tecido associativo cultural do município de Vouzela e restantes municípios circundantes e a apresentação de espetáculos regulares para a comunidade.

A noite terminou com o “Concerto para piano e Vouzela” do compositor e improvisador galego Nacho Muñoz e com cantares ao desafio da região de Lafões.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

188 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vouzela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vouzela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.