Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Novo espaco cultural em Vouzela vai ser inaugurado no dia 24 de setembro

O Município de Vouzela e a Binaural/Nodar vão inaugurar no próximo dia 24 de setembro, pelas 21h, um novo espaço cultural em Vouzela, o LAFÕES.CULT.LAB – Laboratório de Inovação Cultural de Vouzela.

No âmbito da sua estratégia de atração para o concelho de iniciativas relevantes nas áreas cultural e patrimonial, o Município de Vouzela passa a colocar à disposição das atividades da Binaural algumas salas nas antigas instalações da Sociedade Musical Vouzelense, situadas na rua do Seixo nº 5, em Vouzela.

O edifício constitui um magnífico exemplar de arquitetura tradicional em granito, o qual sofreu algumas obras de beneficiação sendo dotado de salas que irão ser usadas para uma multiplicidade de atividades de interesse para as comunidades locais, enquadradas pelo conceito de LAFÕES.CULT.LAB.

Desta parceria irão resultar vários trabalhos, dos quais se destaca: a edição multimédia de recolhas etnográficas na região de Lafões; a criação de uma biblioteca/mediateca especializada em arte contemporânea e etnografia regional e europeia; o desenvolvimento de ateliês de inovação cultural para a comunidade escolar local; o acolhimento de residências artísticas com artistas consagrados nas áreas multimédia; o desenvolvimento de criações artísticas de raiz em estreita articulação com o tecido associativo cultural do município de Vouzela e restantes municípios circundantes e a apresentação de espetáculos regulares para a comunidade.

Na perspetiva da Binaural/Nodar, a passagem para este edifício significa uma consolidação da estratégia, iniciada em 2014, de articulação em pé de igualdade com os municípios de Lafões, enquanto território que partilha uma cultura ancestral e um sentido de identidade comum.

O espaço disponibilizado que passará a ter à sua disposição de forma permanente,  com mais de 200 m2 de área útil, constitui um salto qualitativo em termos de condições logísticas para a sua atividade que inclui mais de uma centena de iniciativas ao longo do ano, a qual é cofinanciada, atualmente, pela Direção Geral das Artes, através de um contrato de apoio financeiro tripartido bienal, que inclui a Binaural/Nodar e os três municípios de Lafões.

 

 

Programa da inauguração inclui espetáculo simultaneamente contemporâneo e tradicional

A inauguração do LAFÕES.CULT.LAB contará com o resultado final de uma residência artística internacional a ser desenvolvida entre 18 e 24 de setembro, em Vouzela, com o compositor e improvisador galego Nacho Muñoz, o qual apresentará o seu CONCERTO PARA PIANO E VOUZELA, uma investigação poética centrada na relação das pessoas com o som. Nacho Muñoz propõe uma série de peças para piano criadas a partir de gravações de imagens e sons captados em Vouzela e em diferentes cidades da Europa, convertendo as sonoridades quotidianas em músicas de grande beleza e originalidade.

O espetáculo de inauguração do LAFÕES.CULT.LAB encerrará de forma descontraída com cantares ao desafio da região de Lafões, mostrando o carácter não elitista do edifício, o qual irá acolher com igual dignidade expressões culturais populares e eruditas.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

211 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vouzela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vouzela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.