Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

DECO e Câmara Municipal de Grândola reforçam Direitos dos Consumidores

A DECO - Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Grândola, registou no ano de 2016, um aumento de quase 200% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.

O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Grândola recebe na manhã da segunda terça-feira de cada mês, uma jurista da DECO Évora que na Unidade de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias. Este atendimento é gratuito.

Em resultado do protocolo com o Município de Grândola, verificou-se durante 2016 um aumento do número de reclamações apresentadas pelos munícipes consumidores, tendo sido registados 109 pedidos de intervenção, número muito superior a 2015 em que se registaram 42 pedidos. As situações de sobre-endividamento das famílias (37%), as comunicações eletrónicas (16%) e ainda o setor da energia e da água a par dos serviços financeiros (14%) foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.

A DECO e a Câmara têm desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Grândola resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas e uma melhor gestão do seu orçamento. Para isso têm sido dinamizados espaços de informação na rádio local e a DECOJovem tem trabalhado com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor, dinamizando sessões informativas em contexto escolar.

As IPSS’s do concelho também se têm associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre o temas que mais preocupam a população desta região do Alentejo, como as questões relacionadas com a gestão do orçamento; os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.  

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

222 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Grândola - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Grândola

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.