Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Grândola recebeu reunião dos parceiros nacionais do projeto STORM

No passado dia 27 de janeiro realizou-se em Grândola a primeira reunião do ano de 2017 do cluster português do projeto STORM.

O projeto internacional STORM, candidatado ao programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, visa a salvaguarda do património cultural através da gestão partilhada de recursos técnicos e organizacionais e o município de Grândola é um dos membros do consórcio internacional, em parceria com as Ruínas Romanas de Tróia.

O projeto STORM foi um dos dois projetos aprovados num total de mais de 40 candidaturas apresentadas, com um financiamento superior a 7 milhões de euros, com comparticipação de 100% de fundos comunitários.

Com base em experiências de investigação anteriores e resultados tangíveis o projeto STORM pretende implementar um conjunto de novos modelos de previsão e métodos de prevenção e de diagnóstico não invasivos e não destrutivos para uma efetiva monitorização de alterações ambientais e para a deteção de ameaças e condicionalismos que possam comprometer os sítios com património cultural relevante.

O projeto STORM testará os resultados através do estudo de casos em monumentos relevantes de 5 países – Termas de Diocleciano em Roma - Itália, Rethymno - Grécia, Mellor Heritage Project - Reino Unido, Ruínas Romanas de Tróia – Portugal e Ephesus – Turquia, tendo sido selecionados os locais de modo a assegurar uma representação adequada do rico património cultural europeu. O consórcio integra 20 entidades de 7 países europeus – Alemanha, Áustria, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia.

A reunião, que contou com a participação de representantes de todas as entidades portuguesas que integram o consórcio internacional – Direção-Geral de Património Cultural; INOV – Instituto de Novas Tecnologias; Nova Conservação e Restauro, Lda,; Município de Grândola e Troia Resort – Ruínas Romanas de Tróia, teve como objetivo programar as atividades a desenvolver durante o ano de 2017 e promover a necessária articulação e conjugação de ações com vista ao cumprimento global dos importantes objetivos traçados, respeitando a calendarização estabelecida.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

156 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Grândola - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Grândola

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.