Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

À Conversa com… Rui Maneira Cunha

 

Nesta edição de À Conversa com…, Rui Maneira Cunha recordou a importância, para Sacavém e para o país, da fábrica Domingos José de Moraes & Irmão, fundada em 1879 e inativa desde os anos 20 do século passado.

Equipada, desde 1889, com o mais avançado sistema de moagem – o austro-húngaro –, a fábrica Domingos José de Moraes & Irmão, foi, apesar da sua curta duração, uma das mais evoluídas a nível mundial e “a moagem mais importante do país”, na passagem dos séculos XIX e XX.

Ao longo da conversa, Rui Maneira Cunha evidenciou a importância desta unidade fabril, que transformou a produção dos cereais em Portugal, dando a conhecer toda a história da mesma, bem como curiosidades e factos históricos da época.

 

Rui Maneira Cunha

Nascido em Lisboa e Doutorado em História, na especialidade de Arqueologia, com uma tese dedicada à indústria moageira portuguesa, Rui Maneira Cunha apresenta um currículo com diversos trabalhos de investigação.

Docente da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE), Universidade Europeia, lecionou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, sendo, atualmente, investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

411 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.