Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Dia do Patrono na escola José Afonso

 

Foram diversas as atividades que, na última semana de janeiro, decorreram naquele estabelecimento do ensino secundário, bem como nos do básico Maria Veleda, Fernando de Bulhões, da Flamenga e de Frielas.

De entre as mais significativas destaca-se a inauguração da rádio escolar “ESJAL” -Escola Secundária José Afonso de Loures em 94.0MHz-, a qual “valoriza tanto a José Afonso como o agrupamento, por permitir o envolvimento dos alunos em várias atividades das escolas. É muito interessante promoverem o convívio com diversas pessoas para partilharem as suas experiências”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

De igual forma, o secretário de Estado para a Educação, João Costa, salientou que esta “é uma oportunidade de transmitirem ao mundo o que fazem”.

Da cerimónia também fizeram parte uma representação teatral do século XVI, de um Auto de Fé produzido por meia-centena de alunos, a visita a um Pátio Quinhentista e o visionamento de um filme sobre a vida e obra do Patrono, onde se realçou a importância de José Afonso no combate ao fascismo e a atualidade da sua mensagem de insubmissão e luta pela democracias nos dias de hoje.

Neste sentido, os alunos requereram, à tutela, melhores instalações, na José Afonso e na Maria Veleda, afirmando que “a escola é a nossa segunda casa e, por isso, apelamos à vossa sensibilidade. Só precisamos de uma escola de futuro no presente”. Bernardino Soares manifestou-se “confiante que os alunos desta escola vão ser cidadãos que lutarão pelo país, até porque falta sempre concretizar direitos e dar acesso a todos a esses direitos. O que organizaram para hoje assemelha-se a uma jornada de luta por esses direitos. Foi impressionante como souberam interpretar o espírito de vida de ‘Zeca’ Afonso, que sempre pautou a sua ação por melhores condições de vida para todos, porque o conformismo não resolve problema algum. A confiança no futuro parte de gente com fibra, necessária para reivindicar o progresso e para preservar os valores da Democracia”.

“Ninguém é indiferente às condições das escolas. Há dificuldades orçamentais, mas tudo faremos para colmatar essas necessidades”, concluiu a secretária de Estado adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, que também elogiou o comprometimento dos alunos com a escola.

A esta comemoração também assistiu a presidente da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Glória Trindade.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

1735 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.