Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Vouzela assina segundo contrato de eficiência energética do país

O Município de Vouzela e a Ferrovial Serviços assinaram ontem (9 de janeiro), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o contrato de gestão de eficiência energética para a implementação de medidas de melhoria da eficiência energética no sistema de iluminação pública do concelho de Vouzela.

Na prática, pretende-se com este contrato que a empresa proceda à substituição das 6764 luminárias existentes no concelho, num investimento estimado pela Ferrovial Serviços de aproximadamente um milhão de euros, facto que se traduzirá numa redução muito significativa dos custos com a iluminação pública e sem qualquer investimento por parte do município.

O custo atual com a iluminação pública das 6764 luminárias é de cerca de 290 mil euros/ano. Com a tecnologia LED vai passar a ser de 85 mil euros, resultando, portanto, numa diferença de 205 mil euros. Deste valor, o município, por via da proposta apresentada pela Ferrovial Serviços, conseguirá uma percentagem de poupança de 35%, a que correspondem 72 mil euros ao ano, ou seja, terá um decréscimo mensal na fatura da eletricidade pública na ordem dos 6 mil euros/mês. No final do contrato, que será de 12 anos, a poupança total poderá ascender a cerca de 860 mil euros, mas se os preços da inflação e do custo de energia variarem na ordem dos 3% a poupança poderá disparar para mais de 1 milhão e 200 mil euros.

Segundo Rui Ladeira, este projeto trará vantagens muito significativas ao concelho, quer na redução evidente de custos e sem necessidade de investimento por parte da autarquia, quer na modernização e melhoria na qualidade da iluminação pública. Mas também com ganhos a níveis ambientais, com redução de emissão de gases com efeito de estufa, que se estima em 382 toneladas de CO2 por ano, “concretizando o desígnio de um concelho mais ecológico e ambientalmente responsável que temos tentado cumprir”, sublinhou o autarca.

Para além disso, depois do projeto totalmente implementado “deixará de haver apagões noturnos”, uma medida tomada em tempos pela autarquia para diminuir os custos com a eletricidade pública, mas que em breve “acabará de vez”, como explicou Rui Ladeira.

Satisfeito com a parceria criada, o administrador da Ferrovial Serviços, Tiago Borges, destacou os “ganhos” para o município ao nível da redução na fatura da eletricidade, bem como a “qualidade da iluminação que vai dar aos seus munícipes” devido ao novo equipamento que vai ser disponibilizado pela empresa.

“É um orgulho para a Ferrovial Serviços poder estar num dos primeiros projetos de gestão de eficiência energética do país. A empresa já o pratica noutros países, é líder em Espanha e Inglaterra, mas em Portugal é um processo que está a começar e Vouzela está na liderança. Por isso é para nós motivo de orgulho sermos parceiros neste tipo de projetos”, concluiu o responsável.

O projeto aguarda agora o visto do Tribunal de Contas, sendo que depois de autorizado deverá estar concluído num prazo de seis meses.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

312 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vouzela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vouzela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.