Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Quartel dos bombeiros de Bucelas ampliado

 

A cerimónia teve início com a habitual parada de bombeiros, seguida da inauguração da Parada do Quartel Fernando Borga.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, bem como do secretário de estado da Administração Interna, Jorge Gomes, do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Joaquim Leitão, vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, Manuel Varela, e do comandante operacional de Agrupamento Distrital do Sul da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Elísio Oliveira. Igualmente presentes nesta sessão solene estiveram a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Fernanda Santos, os vereadores Tiago Matias, Fernando Costa e Sónia Paixão, os presidentes das juntas de freguesia de Bucelas e Lousa, Élio Matias e Nelson Batista, respetivamente, e da União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, João Florindo.

“Hoje é um dia importante para os bombeiros de Bucelas, não fosse esta uma obra necessária, totalmente merecida e há muito desejada por esta associação, que foi capaz de transformar projetos de acordo com as suas exigências e necessidades”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Loures na abertura da sessão solene.

Bernardino Soares referiu ainda que “esta obra não seria possível sem o apoio da população e dos empresários de Bucelas, que muito vem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade bucelense”. O autarca continuou, dizendo que o Município sempre considerou prioritário o apoio às corporações de bombeiros do concelho, “aumentando o valor atribuído para 2017 em mais de 200 mil euros, comparativamente ao do início do mandato”.

Para o secretário de estado da Administração Interna, “os cidadãos do país estão cientes de que o trabalho e o esforço dos bombeiros portugueses é muito gratificante”. Jorge Gomes referiu algumas das medidas que estão a ser tomadas nesta área pelo atual Governo, com destaque para o reforço das transferências de verbas para os corpos de bombeiros nacionais, promoção de medidas fiscais, criação de equipas de intervenção que permitam responder, com maior prontidão, às necessidades das populações, incentivar o voluntariado, entre outras.

Já Élio Matias salientou o apoio que a junta de freguesia tem prestado a esta corporação de bombeiros, dizendo que este Executivo “foi, desde o início do mandato, quem mais apoiou esta instituição, não diretamente na construção do quartel, mas sim na associação no seu todo”.

 

Uma obra desejada por todos

“Hoje encerramos as comemorações do nosso aniversário com uma particularidade muito importante para a nossa corporação de bombeiros, vendo as obras do nosso quartel quase concluídas”, afirmou o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bucelas, José Falcão.

Rui Máximo Santos, comandante desta corporação de bombeiros, destacou este grande projeto, que “representou uma necessidade há muito desejada por nós e pela população”. O comandante agradeceu ainda a todas as entidades que tornaram possível alcançar este objetivo.

No decurso da sessão solene, teve ainda lugar a tomada de posse do novo adjunto de comando, António Luís Ferreira, bem como a atribuição de medalha de serviços distintos, grau prata, da Liga dos Bombeiros Portugueses, à família Camilo Alves, pela doação de parte do terreno para construção da 2.ª fase de ampliação do quartel sede dos Bombeiros Voluntários de Bucelas.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

304 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.