Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

À Conversa com… Gastão de Brito e Silva

 

Na conversa foram projetadas várias fotografias do trabalho de Gastão de Brito e Silva, que pretende alertar para a degradação do património arquitetónico nacional, denunciando e catalogando os casos mais graves.

O autor atribui a culpa da degradação do património a várias gerações, referindo que o problema não é apenas político, mas também da falta de sensibilidade, afirmando que “as ruínas espelham o nível cultural e socioeconómico do país e da população”, que se comprova com o facto de “um terço dos centros históricos do país estar em ruínas”.

“Há uma dimensão que não pode ser escamoteada e, em relação à especulação imobiliária, foi o Estado que permitiu que tudo isto acontecesse”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, depois abordado este tema e a construção desmedida, que tem levado ao abandono e degradação de vários edifícios por todo o país.

Paulo Piteira recordou que a Autarquia aprovou, recentemente, o projeto de execução de consolidação estrutural, restauro e proteção dos elementos arquitetónicos da Quinta e Palácio de Valflores, em Santa Iria de Azóia.

 

Gastão de Brito e Silva

Em 2008 iniciou a demanda pela proteção do património edificado, organizando eventos culturais em defesa do mesmo com o projeto Ruin’Arte, cujo blogue foi eleito, em 2012, como o melhor na categoria de arquitetura, o que possibilitou a publicação do livro Portugal em Ruínas.

Recentemente, foi convidado para representar Portugal e a União Europeia, com uma exposição e um livro sobre a cidade de Constantine – Capital Árabe da Cultura em 2015 –, estando atualmente envolvido na criação da Associação Civilize, que pretende cadastrar edifícios em ruínas.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

390 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.