Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Oliveira - Municipio de Barcelos

Menu da Freguesia

Crescendo, no Século passado, dos 80 Vizinhos que tinha no Século XVII, para quase Sete Centenas de habitantes, Oliveira, que antigamente era conhecida por Ulveira, foi solar da família deste apelido e uma vigararia do Convento de Tibães.

Em 1220, chamava-se De Sancta Eolalia de Ulveira e estava incluída nas Terras de Prado e, juntamente com a freguesia de S. Romão da Ucha, fez parte do famoso Couto e Honra de Azevedo.

A corroborar este facto, estão as ruínas, encontradas na Casa da Oliveira, ainda nos limites desta freguesia com Cervães (Vila Verde), que parecem dizer respeito à antiga Torre de Gomariz, um solar antigo aliado, por Casamento, com a Casa de Azevedo.

A bonita Igreja Paroquial desta freguesia, que tem na sua capela - mor um altar em talha renascença acima do qual figuram as armas da Ordem Beneditina, situa-se em sitio alto, no qual, assim como acontece no Lugar do Paço, se encontraram achados da época tardo-romana e alto-medieval.

E, dali, bem do alto do lugar da Igreja, a visão é deslumbrante: pode ver-se toda uma extensão de terra, que inclui o belo Vale do Cávado, parte de Vila Verde, onde se avista a Capela do Bom Despacho de Cervães e ainda a cidade de Braga.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!