Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Vila Verde - Municipio de Vinhais

Menu da Freguesia

Vila Verde localiza-se a Lés-nordeste da sede de concelho, da qual dista cerca de 7 km.

É conhecida pela paisagem verdejante que a envolve e pela abundância de água captada nas vertentes do Cabeço Redondo.
Integra um dos mais interessantes monumentos classificados do concelho (IIP, Desp. Dezembro 1973), a Modorra ou Madorra, descrita como uma antiga fortificação tardo Romana, uma Torre, possivelmente de apoio à Via XVII, traçado norte, Estrada Militar Romana descrita por Antonino Pio no seu Itinerário. Nela é possível identificar uma das mais conhecidas argamassas romanas, o opus caementicium, que, pela sua resistência e durabilidade, foi utilizado nas grandes construções do império.
São igualmente referidas na bibliografias as insculturas de Vila Verde, que mais não eram que grafismos sulcados na rocha, denominadas Cara do Gato ou Nariz de Gato, na Eira do Outeiro, e ainda a Fraga do Lagarto e a Fraga do Boi.
O Monte de Cabrões, cumeada referencial para esta aldeia, foi outrora importante na produção de vinho e onde se localizava um antigo Povoado Fortificado (castro), destruído em consequência da plantação de árvores. Ainda hoje lhe estão associadas lendas de mouras encantadas, túneis e passagens secretas para Sta. Comba (Ousilhão).


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.