Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Rebordelo

Freguesia de Rebordelo - Municipio de Vinhais

Menu da Freguesia

Rebordelo, com características de terra quente, está situada na margem esquerda do rio Rabaçal, a Sudoeste da sede concelhia da  qual dista cerca de 25km.
É uma região fértil em cereais e produtos hortícolas, possui lagar de azeite, vinho e duas minas de estanho, “Alto do Sarilho” e “Trigueiriça n.º 1”. Julga-se que a sua exploração remonte a tempos muito antigos.
Rebordelo, em tempos, foi um grande centro de indústria caseira de seda.
A povoação aparece referenciada nas Inquirições de D. Afonso III de 1258.
A antiga freguesia era abadia do Padroado Real, tendo, no seu termo, propriedades da Ordem do Hospital.
Em 1463 D. Afonso V, a instâncias da Câmara e senado da vila de Vinhais, concede privilégio de couto de homiziados à aldeia de Rebordelo. “Rebordelo é terra de judeus” dizem os vizinhos. No bairro do Rigueiral podemos ver uma casa com uma estrela de David gravada num pilar de granito.

Supõe-se que por esta freguesia passasse uma derivante da Via Romana de Braga a Astorga, percurso entre “Aquae Flaviae” e “Compleutica”, traçado norte, por Rebordelo e Soeira (Vinhais).
Este percurso está documentado por marcos miliários encontrados num eixo Vinhais – Soeira – Castro de Avelãs.
«Festa dos Caretos» ou «das Varas», realiza-se no dia de Santo Estêvão e “decorre, com pormenores de grande interesse folclórico, como, por exemplo, a «encamisada» constituída por um vistoso cortejo, que percorre de noite a povoação à luz de archotes, ou «fachucos», formado por cavaleiros e carros de bois pejados de rapazio a dar vivas aos mordomos; estes com coroa na cabeça e varas nas mãos, em ar de cetro, que no segundo dia entregam solenemente aos seus sucessores, ao som de tiros atroadores; uma fantochada, no género das «paródias» do Carnaval lisboeta,que se desloca de carro, ou a pé, e se detém a espaços, para representar o episódio, previamente ensaiado, trágico ou mesmo tétrico, mas sempre destinado a provocar a hilariedade de toda a assistência.
Os rapazes vestem-se com casacos de cores garridas, com capuz, cordões e chocalhos dourados, e calças ainda mais vistosas, feitas de dois tecidos formando listas verticais, e tapam a cara com caretas de sola, geralmente pintadas.” D. Sebastião Pessanha


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados