Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Souto - Municipio de Terras de Bouro

Menu da Freguesia

A primeira freguesia no núcleo concelhio, a contar do sul. A Sua designação toponímica é do tempo e origem em que os grandes senhores romanos fundaram as primitivas vilas e lhes deram o nome do mais notável acidente que se verificava na região, neste caso povoada de castanheiros. Ainda hoje se mantém sinais dessa fertilidade. Afonso III conferiu o título de Vila e de couto a esta freguesia, outrora denominada Souto da Ribeira do Homem, sendo extinto o Couto de Souto no ano de 1836. No meio do lugar Assento, junto à Picota, ainda existe a Casa do Concelho, nas traseiras era a cadeia, em frente a Casa do Couto, onde existiam algumas peças de cantaria mais trabalhadas, (umas carrancas e uma bacia de pedra) em que os velhos magistrados seguindo os «velhos testamentos» purificavam as mãos depois de pronunciarem suas sentenças. A forca que inicialmente teria sido ali mesmo ao pé, passou a ter lugar no monte do Paço, para não oferecer triste espetáculo aos moradores. Habitações de boa e sólida construção, ostentam algumas delas elegantes escadarias de fino granito bem trabalhado e nas padieiras dos portais, gravadas as datas da sua execução, deixam entender que o século XVIII foi o das suas maiores possibilidades de ressurgimento. É fama ter havido aqui bons cozinheiros quando o Gerês e Caldelas recrutavam ao perto o seu pessoal hoteleiro e a cozinha portuguesa conquistava seus títulos de celebridade, com o seu cabrito bem temperado de verdasco e salgadeira e assado no forno de cozer o pão. O padroeiro é desde sempre São Salvador. A Igreja Matriz é rica e luxuosa em seu interior. Altar-mór joanino, com uma linda tribuna. No teto, de madeira pintada, tem ao centro a imagem do Salvador, nos cantos as imagens dos Evangelistas. Na frontaria, acima da janela a imagem do Salvador, de pedra. Junto à porta do fundo, para o adro, tem uma lápide: “Ao saudoso condiscípulo Manoel José Marques, no 1.º anniversário do seu fallecimento, o Curso Theológico de 1908-1911, VI-X-MCMXIV. No chão está a sepultura do que acima respeita. Ao fundo do lugar da Igreja está a Capela do Senhor dos Passos feita no ano de 1856. Poucos metros abaixo a Capela de São Roque, de relativa grandeza, com sineira, tem na padieira da porta principal gravada a era de 1739. Com o seu magnífico altar da Renascença. Ao fundo o Cruzeiro Paroquial. No lugar de Santa Cruz, existem marcos Miliários, a Geira Romana e a antiquíssima Capela de Santa Cruz, existindo um remotíssimo culto de Santa Helena. Souto é, por este lado, a sala de visitas do concelho e também do Rio Homem.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

O “Curtir Ciência” está instalado nos edifícios originais da antiga fábrica de curtumes Âncora, um complexo do séc. XIX anterior à industrialização. É um dos mais emblemáticos edifícios da histórica Zona de Couros, que conserva as estruturas utilizadas nos processos tradicionais do curtimento de peles.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830

Horários:

Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h

Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.

No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.

Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".

Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.