Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Monsaraz

Freguesia de Monsaraz - Municipio de Reguengos de Monsaraz

Menu da Freguesia

Monsaraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Reguengos de Monsaraz, com 88,29km de área e 782 habitantes (2011). Densidade: 8,9 h/km.


Antiga sede de concelho, transferida pela primeira vez em 1838 e definitivamente em 1851 para a então vila de Reguengos de Monsaraz, hoje cidade. É importante não confundir Reguengos de Monsaraz com Monsaraz. São duas localidades distintas separadas por cerca de 15 quilómetros.


A vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor. O primeiro foral veio a ser concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.


Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.


Tem como Presidente desde 2005, Jorge Miguel Martins Berjano Nunes, um dos mais jovens autarcas do Pais, eleito com apenas 24 anos.


Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Centro Ciência Viva de Estremoz

O Centro Ciência Viva de Estremoz ocupa o antigo convento de S. João da Penitência, mais conhecido por Convento das Maltezas. Classificado como Monumento Nacional, trata-se de um edifício quinhentista de estilo gótico-manuelino, cuja construção faz uso de materiais regionais, com destaque para o mármore de Estremoz.

O tema principal do Centro Ciência Viva de Estremoz é o funcionamento do nosso planeta, visto na perspetiva dos geólogos, dedicando uma especial atenção ao contexto geológico da região. O Centro tem uma parceria científica com a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, através do Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais e do Instituto de Ciências da Terra.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Espaço Ciência, Convento das Maltezas
7100 - 513 Estremoz
GPS: 38.8428421021, -7.5855259895
(+351) 268 334 285

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a domingo).
Encerra nos feriados.

Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Estremoz

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados