Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Mira de Aire

Freguesia de Mira de Aire - Municipio de Porto de Mós

Menu da Freguesia

width=628

Mira de Aire estende-se preguiçosamente na última vertente do Planalto de S. Mamede e tem a nascente, a serra que lhe deu o nome – Serra D’ Aire.

 

A seus pés, no verão, a inebriante Mata, que nos invernos e primaveras mais chuvosas enche de água o Polje Mira - Minde, classificado como sítio Rhamsar. Um local que no período de chuvas aglomera a abundante quantidade de águas subterrâneas que emergem do solo, das grutas e algares, tão caraterísticos da região.

 

De frente observa-a a imponente encosta do Planalto de Santo António, 300m encimados pelas Ventas do Diabo, antigas exsurgências (nascentes de água, bocas de algares), e depois o Mindinho.

 

O solo é, essencialmente, calcário e singularmente pedregoso, os seus terrenos são pobres e a irrigação quase impraticável, dada a alta permeabilidade do solo. Tamanha pobreza de recursos agrícolas forçaram a sua gente a romper pelo caminho que haveria de levá-los à prosperidade: o aparecimento de significativo número de indústrias, predominantemente têxteis.

 

O desenvolvimento das manufacturas das mantas levou os vendedores a alargar o seu campo de ação para além das vizinhanças e estenderem o seu comércio a todas as regiões do país e não só. Unidos pela camaradagem, vendedores e cardadores, para manter o segredo no seu negócio e nas suas conversas criaram uma linguagem secreta a que chamaram LAMURIA ou CALÃO - “Uma piação dos charais da Terrugem que os outros covanos não jordavam…” .

 

Mira de Aire, desmembrada de Minde, tornou-se freguesia em 1709

 


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados