Bem Vindo à
Freguesia de União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães

Ciência Viva no Verão 2018
INSCRIÇÕES JÁ ABERTAS - SAIBA MAIS AQUI

Freguesia de União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães

Menu da Freguesia

União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães

Com a reforma administrativa aprovada em 2013, as freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, fundiram-se na União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães.

A sede da Junta da União de Freguesias encontra-se na Praça Luís Bandeira, em pleno coração do centro histórico do concelho, em Oliveira de Frades. A Praça Luís Bandeira, foi no passado o centro cívico da vila de Oliveira de Frades, onde se localizavam as principais casas de comércio e onde funcionavam diversos serviços públicos. O edifício que hoje acolhe o Museu Municipal, já funcionou com Correios, sede dos Bombeiros e em épocas remotas, Câmara Municipal e até cadeia.
O crescimento e desenvolvimento da vila, com a criação de outros pontos de interesse e de atracão social, conduziram esta praça ao esquecimento e perdeu a sua glória do passado. Contudo, a recuperação deste espaço, inaugurado a 31 de Outubro de 1993, deu uma fisionomia renovada e uma nova dinâmica a este local.
Hoje, no centro da praça, exibe-se o pelourinho, símbolo de justiça e autonomia municipal, aqui estão, também, localizados o Museu Municipal, o Espaço Internet, o Espaço Cidadão, algumas lojas de comércio e a Junta da União de Freguesias. O espaço físico eleito para receber a sede da Junta da União de Freguesias é, também, um espaço com história. Aqui se exibe a belíssima janela dita «quinhentista», distinta das demais do edifício. O seu nome deve-se à sua fisionomia plástica, semelhante ao gosto renascentista.
A União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães apresenta-se como uma terra com muita histórica e património, mas, simultaneamente, com uma vertente voltada para o progresso e futuro, testemunham-no a dinâmica da zona industrial, importante polo de empregabilidade, e a albufeira de Sejães, estrutura, num futuro próximo, de fomento turístico.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia