Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Longueira / Almograve

Freguesia de Longueira / Almograve - Municipio de Odemira

Menu da Freguesia

Longueira / Almograve é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira. Foi criada em 12 de Junho de 2001, por desmembramento da freguesia de São Salvador. Longueira, povoação de brandos costumes, situada entre a planície e o mar, integrada no parque natural do sudoeste alentejano e costa vicentina. Em 1991 a autarquia comprou o Moinho de Vento da Longueira, trata-se de uma construção de larga envergadura do início dos anos 20.Depois de restaurado, foi contratado um moleiro para que o moinho voltasse a laborar de forma tradicional, sendo usado actualmente pela população local que ai pode comprar farinha ou moer grão, pagando pelo serviço uma maquia de 15% sobre a quantidade do cereal.



Os potenciais pedagógicos e turísticos do moinho têm vindo a ser valorizado pela autarquia, sendo muitas vezes utilizados para visitas de estudo e elaboração de trabalhos de alunos de vários estabelecimentos de ensino.


Esta é das mais recentes freguesias odemirenses. A freguesia foi criada em 2001 e tem 996 eleitores e uma área de 91,724km, desanexada da freguesia de São Salvador. Os primeiros esforços para a criação desta nova freguesia surgiram em 1996, altura em que foi criada uma Comissão Promotora.


Inclui as localidades de Longueira, Cruzamento do Almograve e Almograve, localidade sede da nova freguesia.


A sua área estende-se entre o mar e a margem sul Rio Mira (a jusante de Odemira), onde a charneca e o vale do rio dominam a paisagem. A sua costa oferece bonitas praias encaixadas nas falésias e com extensos areais, como a Praia das Furnas (junto da foz do Mira) ou a própria Praia do Almograve.


Ao nível económico, a fregu
Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados