Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Serviços da Freguesia de Santo António das Areias

Freguesia de Santo António das Areias - Municipio de Marvão

Menu da Freguesia

A Freguesia de Santo António das Areias está situada na margem da ribeira de Sever, no Norte do concelho de Marvão, distrito de Portalegre, no qual se encontra inserida administrativamente, e no limite deste com fronteira espanhola (Valência de Alcântara) A freguesia dista cerca de quatro quilómetros da sede concelhia e o seu orago é, como indica o próprio topónimo, Santo António. António foi um professor e pregador tão carismático que as multidões que o vinham ouvir durante os nove anos da sua missão não cabiam nas igrejas. Em vez disso, reuniam-se nos mercados para ouvirem os seus ataques à usura e à avareza, os dois grandes inimigos dos pobres. Nobre português de nascimento, António entrou na ordem agostinha muito jovem, mas quando tinha 25 anos mudou se para os frades franciscanos, que o enviaram para trabalhar entre os muçulmanos em Marrocos.

Porém, a falta de saúde forçou-o a voltar para Assis nesse ano, onde cedo foi descoberto o seu talento excepcional para pregar e ensinar. Foi escolhido por S. Francisco de Assis para ensinar teologia aos frades de Pádua e Bolonha, e depois pregou contra os hereges albigenses no Sul de França.

Desde 1227 a 1230, administrou a província franciscana no Norte de Itália e o papa Gregório IX pediu lhe que escrevesse uma série de sermões para dias festivos. Morreu jovem, com 26 anos de idade, e foi canonizado um ano após a sua morte em 1232. O povoamento do território que corresponde à actual Freguesia de Santo António das Areias é bastante remoto, tendo sido encontrados alguns vestígios pré históricos, desde a época paleolítica até aos castros romanos. Um dos vestígios mais representativos desta antiguidade é uma anta, datável do período neolítico e que actualmente se encontra no Museu Etnológico em Lisboa.

Um outro indício bastante importante da ocupação primitiva desta freguesia é o povoado castrejo, do período eneolítico, onde foram também encontrados vários instrumentos, como machados de pedra polida, vasos de barro grosseiro, chapões de lousa, entre outros. Da época da ocupação romana, é testemunho o Castelo Velho, em Vidais, nos limites desta freguesia Santo António das areias foi instituída enquanto freguesia no século XVI, aquando da atribuição do foral manuelino ao concelho de Marvão.

Entre 26 de Setembro de 1895 a 13 de Janeiro de 1898, Santo António das Areias transitou temporariamente para o concelho de Castelo Vide, por então se encontrar suprimido o município de Marvão. Eclesiasticamente, a paróquia terá sido instituída também por essa altura, tendo sido desde logo consagrada a Santo António. Até 1834 a freguesia de Areias foi um curato da apresentação do Bispo de Portalegre, tendo o cura o rendimento anula de dois moios de trigo. Santo António das Areias é uma freguesia detentora de uma património cultural e edificado considerável, sendo de se destacar a este nível: a Igreja Matriz, o cruzeiro, os vários vestígios arqueológicos, a choça dos Cabeçudos e várias fontes. Entre as principais actividades económicas desta freguesia e maiores fontes de rendimentos dos seus habitantes contam-se a agricultura, a extracção de cortiça, a olivicultura, as indústrias conserveira, de confeitaria e de calçado e a construção civil.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados