Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Vila Boa do Bispo - Municipio de Marco de Canaveses

Menu da Freguesia

Vila Boa do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho de Marco de Canaveses, com 11,71km de área e 3 240 habitantes (2011). Densidade: 276,7 hab/km.


Constituiu couto entre 1141 e o início do século XIX, quando foi integrada no concelho de Benviver.


Tem o nome de Vila por ter sido visitada por D. Afonso Henriques, em 12 de Fevereiro de 1141, que nesse mesmo dia lhe concedeu couto;Boa, pelo facto de seu solo ser fértil; e do Bispo, por aqui ter vivido durante os seus u00faltimos anos D. Sisnando, bispo do Porto.


Fica situada nas vertentes ocidentais dos montes de Rosem, ladeada pelas freguesias de Sande,S. Lourenço do Douro, Ariz, S. Paio de Favões, Rosem e Avessadas.


A sua parte baixa é banhada pelo rio Tâmega, que fazia accionar numerosos moinhos,e proporcionava uma concorrida praia fluvial em Festa-e-Lá, actualmente Praia do Ribeiro de Baixo.


A freguesia é atravessada pelo ribeiro de Lourido, que nasce nos montes de Lidrais,e desagua no Tâmega, no lugar da Ribeira, e, na parte alta, pelo Golas, com nascente nas proximidades das cancelas de Mexide.


Aqui existiu o Convento de Santa Maria de Vila Boa do Bispo,importante mosteiro de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho (Cru00fazios). Foi fundado por D. Moninho Viegas em 990,em cumprimento de um voto feito durante a batalha de Valboa, na qual conquistou aos mouros o castelo de Monte de Arados.A sua igreja foi sagrada por D. Nonego, bispo do Porto, e o seu primeiro abade foi D. Rosardo, natural de França.D. Sisnando, sucessor de D. Nonego, depois de ter combatido os mouros durante longos anos,resignou a mitra do Porto e recolheu-se a este mosteiro, onde professou (1030-1035).


O convento foi reformado em 1605. Mas o cónego claustral André Carneiro de Vasconcelos,de apelido familiar u201co Bravou201d, não aceitou a reforma. No entanto, continuou a fazer parte da comunidade,posto que com mais liberdade, utilizando o tempo que lhe sobrava das rezas e meditações no desporto de caça.O convento auferia grande parte dos rendimentos das freguesias, cujos párocos,no todo ou em parte, apresentava, como as de S. Lourenço do Douro, Paredes de Viadores,Várzea do Douro, S. Gens de Boelhe (Penafiel), S. Miguel de Bairros (Castelo de Paiva),S. Tiago de Paços (do bispado de Lamego), e, naturalmente, Vila Boa do Bispo.


Exceptuando um curto período em que esteve entregue aos comendatários,o u00faltimo dos quais foi D. Miguel de Almeida, aqui viveram até 1740 os cónegos regrantes.A partir de então foi ocupado pelos jesuítas até que, sob a acusação de implicados no atentado contra D. José I,foram expulsos pelo Marquês de Pombal, passando então para o domínio pu00fablico. Por venda, foi depois para pertençade particulares. Os religiosos de S. Vicente de Lisboa, alegando ter pertencido aos cónegos regrantes, questionaramainda o comprador mas perderam a demanda judicial.A igreja paroquial é a mesma do convento, datando a sua construção dos inícios do século XVII.Em tempos anteriores, o culto era realizado num templo de menores dimensões, cujas ruínas ainda são visíveisperto da actual igreja, que recuperou para si vários medalhões e pedras trabalhadas que levam a deduzir que oprimitivo templo seria de traça românica.A igreja é alta e espaçosa, com a capela-mor revestida de belos azulejos. A talha é abundante, de estilo renascentista.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde está situado numa antiga cadeia do início do século XX de arquitetura invulgar. O edifício foi adaptado às novas funções, conservando algumas memórias do passado. Este centro de ciência tem como temas principais a água e o sangue.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Avenida Bernardino Machado, 96
4480 - 657 Vila do Conde
GPS: 41.3543357849, -8.7340288162
(+351) 252 633 383

Horários:
10h - 13h e das 14h - 18h (terça a sábado)
Aberto aos domingos para grupos superiores a 10 pessoas com marcação prévia
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Situada num dos locais mais emblemáticos do Porto – o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade constitui-se como o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma panóplia de experiências sensoriais, propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida, a Galeria da Biodiversidade é o primeiro espaço museológico do mundo criado de raiz segundo a filosofia da museologia total.

Neste local, os visitantes poderão encontrar um conjunto exemplar de 49 módulos expositivos e instalações, muitos dos quais desenvolvidos ou adaptados especificamente para a sua exposição permanente, que se organizam em 15 temas principais através dos quais se abordam os mais variados aspectos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos. Com funcionalidades e características sem paralelo a nível mundial, e devidamente enquadradas numa gama extraordinariamente rica e diversificada de recursos museográficos, que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais, esta nova e única plataforma cultural convidará os visitantes a embarcar numa viagem através da ciência, literatura e arte, durante a qual serão contadas as mais belas histórias sobre a vida.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua do Campo Alegre, 1191
4150-181 Porto
GPS: 41.1536598206, -8.6425714493
(+351) 220 408 727

Horários:

Galeria da Biodiversidade:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Jardim Botânico do Porto:
10h00 - 18h00 (todos os dias)
09h00 - 19h00 (Horário de Verão - 1 de Abril a 30 de Setembro)
Encerra apenas nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Saber mais sobre Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

O Planetário do Porto foi construído em 1998 com a missão de promover a cultura científica junto da população, bem como proporcionar aos jovens, sobretudo através da astronomia, a motivação para a ciência e a tecnologia e a oportunidade de iniciação à observação e experimentação.

A sua programação, animação e gestão científica são do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Tem uma cúpula de 12,5 m de diâmetro. Em 2015 o sistema de projeção foi totalmente renovado, convertendo-se ao digital.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua das Estrelas
4150 - 762 Porto
GPS: 41.1507186890, -8.6406564713
(+351) 226 089 800

Saber mais sobre Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!