Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Milharado

Freguesia de Milharado - Municipio de Mafra

Menu da Freguesia

Milharado é uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 24,43km de área e 7 023 habitantes (2011 ). Densidade: 287,5 hab/km.


A freguesia do Milharado, que outrora foi parte integrante do extinto município de Enxara dos Cavaleiros, pertence actualmente ao município de Mafra e constitui-se como uma das poucas freguesias portuguesas territorialmente descontínuas, consistindo em duas partes de extensão muito diferente: uma parte principal (cerca de 85% do território da freguesia, contendo a maior parte dos lugares da freguesia) e um exclave a oeste-noroeste (lugares de Jeromelo e Casal de Vale Bois), separada da parte principal pelas freguesias de Venda do Pinheiro, do mesmo concelho, e Sapataria, do vizinho concelho de Sobral de Monte Agraço. A existência deste exclave deve-se à criação, em 1985, da (entretanto extinta) freguesia da Venda do Pinheiro, cujo território foi desanexado da de Milharado (até então, a maior freguesia do concelho).




As raízes históricas da freguesia do Milharado recuam longe no tempo, como o demonstram os vestígios neolíticos (Tolo da Tituária), calcolíticos e romanos (Rólia). De características profundamente rurais, destaca-se pela produção agrícola, bem como pela pecuária, que a transforma numa das principais abastecedoras de carne de porco de Lisboa.


A Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso acontece na Póvoa da Galega, no terceiro domingo de Setembro, e a Sobreira acolhe, no terceiro domingo de Julho, a Festa de Santa Ana, cujas origens se perdem no tempo. A sede da Freguesia, Milharado, organiza a 29 de Setembro a Festa de S. Miguel, padroeiro dos tanoeiros, esgrimistas, doceiros, merceeiros, local onde encontramos a Igreja seiscentista de S. Miguel.


O Milharado é igualmente conhecido a nível nacional graças à equipa de ciclismo do ACD Milharado - Escola de Ciclismo Manuel Martins, nos escalões de escolas, cadetes e juniores. Esta ao longo das u00faltimas décadas tem obtido com regularidade diversos títulos quer em campeonatos nacionais, quer em provas internacionais, detendo com regularidade um nu00ba substancial de atletas na selecção nacional.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados