Bem Vindo à<br>Freguesia de Santa Maria Maior

Bem Vindo à
Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

Menu da Freguesia

A Freguesia de Santa Maria Maior localiza-se no Centro Histórico de Lisboa, abarcando a Baixa Pombalina, bairros carismáticos, ruas de renome, pontos turísticos essenciais no conhecimento da cidade de Lisboa e da História de Portugal. É um lugar repleto de riqueza cultural, arquitetónica e inteletual, dinâmico a nível social, sobretudo no que ao turismo e comércio diz respeito. Consagra grandes particularidades mas também pontos relevantes que unem o território e as gentes, numa perspetiva de engrandecer a tradição, sempre com os olhos postos no futuro e uma permanente política de proximidade com a população.

Agregando doze freguesias que partilham um longo passado comum, a freguesia de Santa Maria Maior está intimamente ligada à Sé de Lisboa, inicialmente Igreja de Santa Maria Maior, mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques, três anos depois de ter conquistado Lisboa aos Mouros.

As duas primeiras freguesias de que há notícia, após a reconquista da cidade, são: S. Vicente e Santa Maria dos Mártires, locais onde os cruzados acamparam e fizeram cemitérios durante o cerco, daí a designação mártires. Santa Maria Maior reúne as freguesias do Centro Histórico de Lisboa – Castelo, Madalena, Mártires, Sacramento, Santa Justa, Santiago, Santo Estevão, São Cristóvão e São Lourenço, São Miguel, São Nicolau, Sé e Socorro. Representa 2% do território da Cidade mas 5% dos edifícios, o que faz com que tenha o dobro da densidade da Cidade, nesta variável.


Conteúdo Brevemente Disponível

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados



PUBLICIDADE




FB