Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Batuta, um novo festival de música clássica em Sines

Em 23-05-2019

De 23 a 25 de maio, em vários espaços da cidade, realiza-se a primeira edição do Batuta | Festival Sines Clássico, dedicado à música clássica.

Pretende-se com esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Sines e produzida pela Apreciarte, enriquecer e diversificar a oferta cultural de Sines.

O festival tem início na quinta-feira, 23 de maio, às 21h30, no auditório do Centro de Artes de Sines, com um concerto baseado na obra "West Side Story", de Leonard Bernstein. Participam os pianistas António Rosado e Armado Mota e os Percussionistas de Lisboa.

Na sexta-feira, 24 de maio, às 19h00, no Largo Poeta Bocage, "Porgy and Bess", de George Gershwin, é a obra em destaque no concerto pelo GMS - Quinteto de Metais do Seixal.

Ainda na sexta-feira, às 21h30, na Capela da Misericórdia, Eudoro Grade (guitarra) e Vasco Ramalho (marimba) interpretam "Guirimburu".

O festival termina no sábado, 25 de maio, com três iniciativas.

Das 10h00-18h00, no Jardim das Descobertas, está patente uma exposição de instrumentos musicais.

Entre as 10h00 e as 12h00, a banda filarmónica da SMURSS faz uma arruada pelas ruas da cidade que culmina, às 12h00, com um concerto no Jardim das Descobertas onde participa a Escola das Artes do Alentejo Litoral.

Finalmente, às 21h30, no auditório do Centro de Artes de Sines, a Algarve Camerata apresenta-se em concerto. Esta formação, digirida por João Rocha, terá João Pedro Cunha como concertino. Hugo Carabineiro (piano) e Gonçalo Pescada (acordeão) serão os solistas. Serão tocadas peças de Mendelssohn e Piazzolla.

As iniciativas do Batuta são de entrada livre, com exceção dos concertos no auditório do Centro de Artes, cujo bilhete, por espetáculo, custa 5 euros. PROGRAMA COMPLETO

  23 de maio | Quinta CONCERTO: "WEST SIDE STORY", DE LEONARD BERNSTEIN Com António Rosado, Armando Mota e Percussionistas de Lisboa

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | Bilhete: 5 euros

"West Side Story" é um musical de Leonard Bernstein. Os pianistas António Rosado e Armando Mota e os Percussionistas de Lisboa irão interpretar esta obra numa formação raramente tocada em Portugal.

  24 de maio | Sexta MÚSICA DE CÂMARA, PELO GMS - QUINTETO DE METAIS

Largo Poeta Bocage | 19h00

O GMS - Quinteto de Metais foi fundado em 1989, no Seixal, e mantém uma atividade regular até aos dias de hoje. Neste concerto em Sines, irá apresentar, entre outras, a peça "Porgy and Bess", de George Gershwin.

  "GUIRIMBADU", POR EUDORO GRADE (GUITARRA) E VASCO RAMALHO (MARIMBA)

Capela da Misericórdia | 21h30

Eudoro Grade e Vasco Ramalho apresentam um projeto onde interagem a doçura e a poesia melódica da marimba com a liberdade e exaltação da guitarra. A mistura resulta numa sonoridade intemporal e inconformista, numa identificação intimista de matriz africana e europeia.

  25 de maio | Sábado EXPOSIÇÃO: INSTRUMENTOS MUSICAIS

Jardim das Descobertas | 10h00-18h00

  ARRUADA DA BANDA FILARMÓNICA DA SMURSS

Ruas de Sines | 10h00-12h00 | Culmina, às 12h00, com um concerto no Jardim das Descobertas onde participa a Escola das Artes do Alentejo Litoral.

  CONCERTO: ALGARVE CAMERATA

Centro de Artes de Sines - Auditório | 21h30 | Bilhete: 5 euros

Formação fundada em 2016 no seio da Academia de Música de Lagos. Tem como maestro João Rocha e como concertino o violinista João Pedro Cunha. Estarão em destaque duas peças: “Concerto para Piano em Lá menor”, de Félix Mendelssohn, que terá Hugo Carabineiro no piano, e “Cuatro Estaciones Porteñas” de Astor Piazzolla, com o acordeonista Gonçalo Pescada. Programa em PDF




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>