Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Carnaval de Santarém pretende alertar para impacto das Alterações Climáticas

Em 01-03-2019

O Município de Santarém volta a organizar diversas atividades para celebrar o Carnaval, de 1 a 5 de março. As “Alterações Climáticas” são o tema escolhido para celebrar o Carnaval no Concelho, tendo em conta que são uma das maiores ameaças do século XXI, com consequências profundas e transversais a várias áreas da sociedade: económica, social e ambiental.

A Câmara de Santarém volta a cumprir a tradição de convidar as associações culturais e desportivas do Concelho, de modo a que o Carnaval seja vivido “com o envolvimento de todos e para todos”, como referiu hoje, dia 12 de fevereiro, Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, na conferência de imprensa de apresentação do programa do Carnaval. Assim, as associações são convidadas a participar nos Corsos Carnavalescos, e a engalanar os seus carros alegóricos com cor, folia e imaginação, de modo a alertar para o flagelo das Alterações Climáticas que afeta o Planeta.

Os festejos do Carnaval começam no dia 1 de março (sexta-feira), às 10h00, com o Desfile Carnavalesco dos alunos das escolas do Concelho, com início no Jardim da Liberdade, para o qual já estão inscritas cerca de 2000 crianças, que vão percorrer algumas das ruas do Centro Histórico, num cortejo que termina na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário).

A partir das 14h30, há Baile Interinstitucional com Madeira Show para cerca de 500 utentes das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, na Casa do Campino.

No sábado, dia 2 de março, a partir das 15h00, o Jardim de São Bento recebe o Carnaval das Famílias, e às 21h00 há Corso Noturno, com as associações culturais e desportivas do Concelho.

Nos dias 3 e 4 de março (domingo e segunda-feira), os festejos de Carnaval têm lugar nas sedes das freguesias do Concelho, que organizam bailes e desfiles.

Na terça-feira de Carnaval, dia 5 de março, às 15h00, há Corso Carnavalesco com as associações culturais e desportivas do Concelho, no Jardim de São Bento.

Até agora, estão inscritas as seguintes associações que vão participar nos dois desfiles: o Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã, que concorre com a temática da “Imigração Ilegal…”, enquanto o Clube Canoagem Scalabitano da Ribeira Santarém/Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém, apresenta a temática do “Tejo”. Os Time4satisfaction apresentam-se com as “As Alterações Climatéricas”. A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Vale de Santarém e a Associação Dança Desportiva de Tremês apresentam a temática do “Aquecimento Global”. O Centro Cultural e Recreativo Arneirense apresenta o tema da “Poluição Marinha”.

A organização decidiu reforçar o investimento no Carnaval, de modo a valorizar quem aceita o desafio de participar. Assim, são atribuídos 3 prémios aos melhores grupos, no valor de: 1º Prémio – 1000 euros, 2º Prémio – 700 euros e 3º Prémio – 400 euros. O Grupo mais folião que crie momentos de maior e melhor diversão e interação com o público, recebe 600 euros.

A organização destas iniciativas que estão a cargo da Câmara Municipal de Santarém e da Viver Santarém, Desporto e Lazer, EM SA, oferece o almoço a todas as crianças que participam no Carnaval das Escolas, na manhã do dia 1 de março e também oferece transporte a todas as escolas que necessitam de transporte para a Cidade.




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>