Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


25 Edição da Astrofesta em Constância

25 Edição da Astrofesta em Constância

Em Portugal, no mês de Agosto, há sempre muitas festas com estrelas populares... mas nenhuma como esta, cheia de estrelas no céu.

Sabia que pode apontar a sua antena de televisão para o céu para "escutar" as galáxias distantes? A radioastronomia é um dos tópicos a abordar na 25ª edição da Astrofesta, que terá lugar no próximo fim-de-semana, no Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia. A abertura tem lugar às 16.00 de sábado, 18 de Agosto, com a participação do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

No programa destacamos a participação de David Sobral, da Universidade de Lancaster, Reino Unido, Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa e Pedro Ré, ambos da Universidade de Lisboa. Destacamos ainda os radioastrónomos amadores Michiel Klaassen, do radiotelescópio de S.Gião, em Oliveira do Hospital e Jorge Oliveira, da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), que participam pela primeira vez na Astrofesta.

A Astrofesta é a mais antiga festa de astronomia do país, reunindo todos os anos centenas de pessoas durante três dias para observar o céu. É também uma oportunidade de contacto directo e informal entre investigadores, astrónomos amadores, professores e público interessado. Todas as sessões são abertas e de livre acesso, incluindo palestras, cursos práticos para aprender a usar telescópios ou a fotografar o céu e, como não podia deixar de ser, observações astronómicas. 

Se ainda não observou os satélites de Júpiter e não "escutou" os sinais emitidos pelas galáxias distantes, Constância é o local ideal para ir no próximo fim-de-semana com amigos ou em família. Mas, se for sozinho(a) não hesite, lá estão muitos astrónomos profissionais e amadores desejosos de o(a) ajudar a olhar o céu como antes nunca viu.

Aceite este desafio!

PROGRAMA

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

VEJA TAMBÉM!