Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Conservatório de Música de Sintra

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro

Telefone: 219 16...

Ver dados de contacto completos

A entidade Conservatório de Música de Sintra tem a sua actividade principal na categoria:
Associacoes

Veja aqui todas as entidades com actividade em Associacoes no concelho de Sintra

A entidade Conservatório de Música de Sintra encontra-se localizada no munícipio de:
Sintra

A entidade Conservatório de Música de Sintra encontra-se localizada na freguesia de:
Rio de Mouro


APRESENTAÇÃO
O Conservatório de Música de Sintra (CMS) é uma escola de ensino artístico especializado de Música, que, em 2019/2020, alargou a sua oferta educativa à vertente de jardim de infância e, em 2021/22 deu continuidade ao projeto com a abertura da primeira turma de 1º ciclo do ensino básico, cumprindo o sonho de proporcionar uma pedagogia diferenciada, em que a Música e as Artes têm um papel central na educação de cada criança. 
É uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, criada em 1974, e possui alvará do Ministério da Educação para lecionar cursos oficiais de música desde 1982 e autonomia pedagógica desde 2008. A estrutura pedagógica e organizacional centrada no desenvolvimento e valorização dos alunos constituem a nossa base de atuação. 

O CMS tem como missão promover o ensino da Música com o objetivo de formar futuros profissionais e proporcionar a todos uma formação e vivência musical plena que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo e pessoal.
Trabalhamos de forma ativa e responsável para a criação de novas gerações de intérpretes e criadores, renovação e formação de públicos.

HISTORIAL
A associação foi fundada em 1974 no Museu Leal da Câmara na Rinchoa, sob a denominação “Associação Musical de Rio de Mouro”. Sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública prossegue fins culturais e educacionais.
Em 1979 recebeu a designação oficial de Centro Sócio Cultural de Rio de Mouro, aquando da publicação dos Estatutos em Diário da República e funcionou até 2018 em instalações gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro. Em 1983 foi concedido o estatuto de utilidade pública à Associação.
Ao longo destes anos foi agraciada com a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Sintra e também da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.
Para o ensino da música foi criada, em 1974, a Escola de Música Leal da Câmara que viu os seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação em 1982, através do Alvará nº 2331 de 23.03.1982 MEU - DGEPC, após a concessão de autorização definitiva em 25 de Outubro de 1981.
Para o ensino da dança foi criada a Academia de Dança Leal da Câmara que durante vários anos ministrou cursos de dança clássica, suspensos por falta de espaço nas antigas instalações. Os cursos de ballet foram retomados em 2019.
No ano de 2007 foi alterada a denominação da instituição para Conservatório de Música de Sintra - Associação de Música e Dança, e, em 2008, foi concedida autonomia pedagógica pelo Ministério.
Em 2018, e após mais de 30 anos em instalações "provisórias", a escola mudou de casa para um edifício remodelado, adquirido pela associação, situado no bairro de Vale Mourão, em Rio de Mouro.

MISSÃO E VALORES

O Conservatório de Música de Sintra (CMS) tem como missão promover o ensino da Música com o objetivo de formar futuros profissionais e proporcionar a todos uma formação e vivência musical plena que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo e pessoal.
Trabalhamos de forma ativa e responsável para a criação de novas gerações de intérpretes e criadores, renovação e formação de públicos.
Pretendemos fomentar um elevado sentido de responsabilidade e compromisso de cada indivíduo para consigo e para com a comunidade, incentivando a criatividade num ambiente pautado pela exigência, confiança, qualidade e rigor.
A atividade do CMS assenta em pilares como o trabalho em equipa, a personalização do ensino, a proximidade, envolvimento e a criação de laços com todos os elementos da comunidade educativa, a inovação e melhoria contínua dos práticas pedagógicas que cada vez mais integram o uso das novas tecnologias como ferramenta de conhecimento.
Queremos ser uma escola reconhecida pela excelência do seu trabalho, uma escola que promove o debate sobre o desenvolvimento da educação com especial destaque para o ensino da música e queremos também ser uma plataforma educativa e cultural de cruzamento e diálogo entre as artes.

Como chegar de transportes públicos

Paragem no Conservatório

1209 : Mira Sintra (Mercado) - Bairro da Felosa (Tabaqueira) (via estação do Cacém)
1615:  Rio de Mouro (estação) - Carcavelos (estação)

Paragem junto ao Sobreira e Serras (+ 15 minutos a pé)
1613: Cacém (estação) - Oeiras (estação), via Trajouce
1622: Cacém (estação)  - Carcavelos (via Trajouce)
1623: Cacém (estação) - Oeiras (estação) - paragem Sobreira e Serras + 15 minutos a pé

Como chegar de carro
Saída 10 no IC19 - direção Paiões. 
O edifício localiza-se no vale por detrás do Minipreço.


Atendimento ao público
O atendimento presencial no Conservatório efetua-se apenas mediante marcação prévia, privilegiando-se as vias digitais.


Recebeu um toque de uma chamada internacional desconhecida?


Alerta da GNR - Ajude a divulgar, saiba mais aqui >>