Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fundação Bissaya Barreto

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Fundação Bissaya Barreto

Telefone: 239 80...

Ver dados de contacto completos

A entidade Fundação Bissaya Barreto tem a sua actividade principal na categoria:
Fundacoes

Veja aqui todas as entidades com actividade em Fundacoes no concelho de Coimbra

A entidade Fundação Bissaya Barreto encontra-se localizada no munícipio de:
Coimbra


Missão

Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública, sedeada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário que, na região centro do país, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social.

Nos termos dos estatutos em vigor, a Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da população da região centro, através do propósito de dar expressão organizada ao dever de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, podendo, todavia, vir a estender-se a outras localidades do País, por deliberação do Conselho de Administração. (art.º 2º) e propõe-se a apoiar, promover e realizar atividades nos âmbitos Social, Educação, Saúde, Cultura, Formação Profissional e outros que venham a tornar-se possíveis e necessários desde que respeitem a obra e o espírito do fundador. (art. 3º)

 

Visão

Dar continuidade à Obra e pensamento de Bissaya Barreto, empreendendo projetos sociais inovadores conducentes à procura da felicidade e dignidade humana como última ambição; ao pioneirismo no direito à protecção e defesa da Criança; à conceção de educação e formação ao longo da vida; à protecção e defesa da Mulher, da Mãe e da Família; à inserção social, na igualdade de oportunidades; ao culto do saber, da beleza e da criatividade.

Acompanhar e atender às emergências sociais de cada novo tempo colocando o seu capital de experiência, estratégias e recursos ao serviço do desenvolvimento sustentável e da coesão social.

Pensar global, agir local.

Criar, alimentar e empreender parcerias de cooperação com o Estado, com as entidades públicas e privadas e sociedade civil, numa afirmação saudável da democracia participativa e do exercício de cidadania.

Fortalecer a transmissão da memória e do pensamento de Bissaya Barreto, divulgando o seu espírito e a sua Obra, na comunidade nacional, europeia e internacional.

 

Valores

Filantropia, Humanismo, Ética e Cidadania, Conhecimento e Inovação, Coesão Social, Sustentabilidade, Flexibilidade, Dedicação e Responsabilidade Social.


Atenção - Golpe nas esplanadas e cafés, esteja a par!


NÃO SE DEIXE ENGANAR --> Saiba mais aqui.