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A entidade Tinita - Transportes e Reboques Marítimos SA tem a sua actividade principal na categoria:
Transportes Maritimos
Veja aqui todas as entidades com actividade em Transportes Maritimos no concelho de Lisboa
A entidade Tinita - Transportes e Reboques Marítimos SA encontra-se localizada no munícipio de:
Lisboa
A TINITA - Transportes e Reboques Marítimos, S.A., é uma empresa de serviços marítimos fundada em Lisboa em 1966, tendo a sua sede sido transferida para Viana do Castelo em 1988.
As actividades principais da empresa são as seguintes:
- Serviços e assistência portuária;
- Serviço de lancha;
- Rebocagens oceânicas;
- Rebocagens costeiras;
- Salvamento marítimo;
- Assistência marítima na construção de portos e pontes;
- Luta contra a poluição marítima;
- Assistência a plataformas petrolíferas
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BREVE HISTORIAL DA EMPRESA
A TINITA começou também a operar a partir do dia 01 de Setembro de 2011, no porto da Figueira da Foz, na assistência na atracação e desatracação de navios.
A actividade principal da TINITA, após a sua constituição em 1966, foi a de prestação de serviços de reboques portuários, amarração e transporte de pessoal no porto de Lisboa.
Em Março de 1988, a TINITA assinou um contrato com a J.A.P.N. - Junta Autónoma dos Portos do Norte, hoje Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., de concessão em regime de exclusividade do serviço de rebocadores e amarração do porto de Viana do Castelo, altura em que transferiu a sua sede para esta cidade.
Após diversos acordos de colaboração com a empresa espanhola REMOLCANOSA - Remolcadores Nosa Terra, S.A., e a posterior participação desta no capital social da TINITA, em meados da 1992, verificou-se um considerável alargamento da sua actividade a outros portos nacionais, bem como o incremento da sua actividade no domínio das rebocagens internacionais, das rebocagens costeiras e oceânicas e do salvamento marítimo.
Na sequência desta união, a TINITA passou a desenvolver a sua actividade também em Aveiro e Leixões. Neste último porto, a qualidade dos serviços prestados na movimentação de navios tanques no posto "A" levou à celebração, em Abril de 1994, de um contrato com a sociedade PETROGAL, SA, para exploração, em regime de exclusividade, do serviço de rebocadores do terminal petrolífero do porto de Leixões.
A partir de Agosto de 1998, foi celebrado um contrato com a CLT - Companhia Logística de Terminais, Ldª., visando a movimentação de navios tanques no Posto "A" do Terminal de Leixões e a operacionalidade, manutenção e conservação do T.O.L. - Terminal Oceânico de Leixões.
Este serviço ocupou a tempo inteiro o maior rebocador (supply vessel) português “Barra de Leixões” com 8800 HP e força de tracção de 112,1 tons, que apresentava disponibilidade para combate a incêndios e luta contra a contaminação no mar. Esta unidade trabalhou no serviço referido até à sua venda em Junho de 2002.
A partir de 2003 e até à presente data, a TINITA continua a desenvolver a sua actividade no porto de Leixões, dando continuidade à assistência na movimentação de navios tanques no Posto "A" do Terminal de Leixões e a operacionalidade, manutenção e conservação do T.O.L. - Terminal Oceânico de Leixões, desta vez com o maior rebocador (supply vessel) português “Castelo de Óbidos” com 5500 HP e força de tracção de 70 tons.
A partir de 2003 e até à presente data, a TINITA continua a desenvolver a sua actividade no porto de Leixões, dando continuidade à assistência na movimentação de navios tanques no Posto "A" do Terminal de Leixões e a operacionalidade, manutenção e conservação do T.O.L. - Terminal Oceânico de Leixões, desta vez com o maior rebocador (supply vessel) português “Castelo de Óbidos” com 5500 HP e força de tracção de 70 tons.
A TINITA começou também a operar a partir do dia 01 de Setembro de 2011, no porto da Figueira da Foz, na assistência na atracação e desatracação de navios.
Para além do trabalho portuário, a TINITA é a empresa portuguesa mais qualificada na realização de rebocagens costeiras e oceânicas e, devido à sua associação com a REMOLCANOSA, é a única empresa portuguesa que tem ao seu alcance todo o equipamento e "know how" necessários em salvamento marítimos