Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


ATENÇÃO - SE PROCURA EMPREGO? ISTO INTERESSA-LHE - PARTILHAR

Se procura um novo emprego tenha em atenção os casos em que as empresas que estão a recrutar são empresas fícticias ou de fachada.

Evite deslocações e transtornos que acabam por colocar quem procura emprego numa situação ainda mais desfavorável devido às implicações que essas entrevistas trazem a nível de custos.

Tem vindo a ser recorrente casos de entrevistas em escritórios improvisados e provisórios que normalmente servem empresas com propósitos menos correctos e no sentido de fraude.

Empresas que pedem aos candidatos que preencham uma ficha com os dados pessoais enquanto aguardam pela sua vez para serem entrevistados, mesmo quando previamente os candidatos já tenham enviado os seus próprios CV´s, o que levanta à partida algumas suspeitas de que nem sequer abriram esses CV´s e que o isco foi mordido devido à forma como o marketing dessas vagas é feito.

As empresas-fraude actualmente sondam milhares de potenciais candidatos com vista a um emprego, usando para tal, os motores de pesquisa, sites de anúncios de emprego, campanhas de email entre outros métodos.

Caso recebe algum convite para entrevista em que a proposta promete desafios aliciantes e cheios de expectativas e boas remunerações, tinha cuidado, poderá estar a ser alvo de um isco aliciante e cair na armadilha de responder sem hesitar.

Antes de responder e aqui deixamos o nosso alerta, tenham em mente diversos cuidados, para evitar ser enganado(a):

Procure mais informação sobre a empresa

- Tenta pesquisar informação sobre a empresa em motores de pesquisa, sites de referências, fóruns ou blogs.
- Tenha em atenção que apenas pesquisar no Google não é suficiente, dado que muitas vezes os primeiros resultados da pesquisa são apenas links do site da própria empresa-fraude, na tentativa de convencer quem pesquisa que a empresa existe mesmo e tem forma e conteúdo, o que muitas vezes acaba por se falso. Use outros métodos, procure também informação em blogs ou fóruns, dessa forma acabar por obter testemunhos de pessoas que conhecem a empresa em questão e se a mesma é real e se os seus processos de recrutamento são válidos.

Decidi arriscar a entrevista e agora?

Se mesmo após a pesquisa considerar que a empresa é viável e merecedora de uma entrevista, tenha em atenção a alguns factores no próprio dia da entrevista de forma a perceber se se trata de uma fraude ou não:

- Tome atenção aos potenciais candidatos em espera para a entrevista, verifique a forma de se vestirem, a idade e o potencial de qualificação das mesmas. Caso seja uma fraude poderá ver pessoas com mais idade, com menos idades, mais bem vestidas, mais mal vestidas ou até idosos, o que indica que as vagas em aberto não tem um perfil definido pela empresa em concreto, o que leva a concluir que as vagas são uma fraude e não existem, e que a próprio empresa não fez uma pré-selecção dos candidatos, porque nem sequer olharam para os CV´s.

- Verifique o escritório onde estão a ser feitas as entrevistas, se for um espaço diminuto, sem mobiliário digno de escritório, aparentemente vazio, fique de pé atrás, pois mais uma vez poderá ser uma fraude.

- A maior parte destas entrevistas de emprego, são para trabalhos pagos à comissão, que envolvem vendas, muitas vezes porta a porta.

Se não for o caso disso que procura, então tenha em atenção estas recomendações e evite um ida em vão para a entrevista.

Quando contactarem uma empresa a responder a um anúncio de emprego, peçam uma descrição mais detalhada da mesma, bem como das tarefas a executar para a função anunciada, se se derem ao trabalho de vos explicar isso e dar as informações concretas, a empresa demonstra que tem interesse em si e que a vaga está mesmo em aberto para essa função.

Evite as fraudes, esteja alerta.

 

Consulte também aqui a nossa Bolsa de Emprego Nacional e veja todas as oportunidades de emprego disponiveís

VEJA TAMBÉM!